“TEMPO E ESPAÇO DE SER CRIANÇA”: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.217-229

Resumen

Este artigo pretende apresentar uma concepção de currículo que se constituiu a partir da construção coletiva da Proposta Curricular “Tempo e Espaço de Ser Criança” que apresenta os pressupostos teóricos conceituais dos educadores da Educação Infantil do município de Ijuí e a organização curricular para esta etapa da Educação Básica. A análise realizada permeia dois pontos: a) o conceito de currículo e o conceito de currículo na Educação Infantil; b) a construção de uma proposta curricular realizada por um coletivo de professores e os avanços no cotidiano escolar a partir da mesma. Para o primeiro ponto utiliza-se de autores como Marques (1999), Oliveira (2010) e Salles e Faria (2014) para apresentar e discutir um conceito genérico e posteriormente, um conceito de currículo na Educação Infantil apoiado nos Referenciais Curriculares Nacionais para Educação Infantil (RCNEI, 1998), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2010) e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC, 2016-2017). Com relação ao segundo ponto, apresenta-se a historicidade da construção da proposta, seguida de análise da mesma, buscando delinear os avanços após sua construção. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação. 

Biografía del autor/a

  • Bruna Barboza Trasel

    Pedagoga,Mestranda em Educação nas Ciências

  • Débora Dorneles dos Santos, SMEd Ijuí
    Pedagoga e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Ijuí
  • Leila Marlise Cavinato Karlinski, SMEd Ijuí
    Graduada em Educação Física e Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Ijuí
  • Celso José Martinazzo, UNIJUI

    Mestre em Educação (UFSM); doutor em Educação (UFRGS) e pós-doutor pela Universidade do Minho (Uminho). Professor titular do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. Orientador desta pesquisa.

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

“TEMPO E ESPAÇO DE SER CRIANÇA”: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ. (2019). Revista Contexto & Educação, 34(108), 217-229. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.217-229