Foco e Escopo

A revista Contexto & Educação é uma publicação da Editora da Unijuí desde 1986, que a partir de 2004 passou a ser responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Tem como orientação constituir-se num espaço para a veiculação de artigos, ensaios e resenhas de diferentes áreas do conhecimento, mantendo a tradição e o compromisso com a livre circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca de temas atuais e de interesse no campo da educação, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos que busquem a qualificação da educação e a emancipação social. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

A partir do segundo semestre de 2011, passou a adotar somente o formato online.

Código de Conduta Editorial:

Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação dos resultados. São primados os padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Não são aceitos plágios. Não serão considerados plágios os artigos decorrentes de partes de relatórios de pesquisas, TCCs, dissertações e teses. 

Diretrizes para autores: estão disponíveis no site da revista: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/about/submissions#authorGuidelines

Etapas do processo de avaliação de artigos:

1 – Avaliação preliminar pela equipe editorial da revista com relação à pertinência do artigo ao tema proposto, adequação da linguagem, observação das normas da redação acadêmica;

2 – Avaliação por pares;

3 – Revisão dos artigos;

4 – Publicação e divulgação dos artigos organizados em dossiê ou em temas.

 

Taxas

A Revista Contexto & Educação não cobra nenhuma taxa pela submissão, avaliação e publicação de artigos ou qualquer outro tipo de texto acadêmico que venha a ser veiculado pelo periódico.

Todo o seu conteúdo é publicado e cedido gratuitamente.

 

A Revista Contexto & Educação é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da UNIJUÍ, que visa estabelecer interlocução com a comunidade acadêmica nacional e estrangeira para divulgar pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre a área da educação. Em circulação desde 1986, foi criada por um grupo de professores/pesquisadores com o intuito de veicular ideias, pesquisas e análise de práticas de educadores comprometidos com a Educação Popular no Brasil e na América Latina. Consolidou-se, assim, como um periódico destinado a contribuir na difusão de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas interações da academia com os setores sociais mais amplos. Sob a responsabilidade do PPGEC, desde 2004, articula as suas linhas e grupos de pesquisa mantendo a tradição e o compromisso com a livre-circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca de temas atuais e de interesse no campo da educação, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos que busquem a qualificação da educação e a emancipação social. Os artigos submetidos devem obedecer as diretrizes para os autores que constam na revista.

Revista Contexto & Educação é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis CAPES (2015) na seguinte área: A2: Ensino; B2: Geografia; B3: Interdisciplinar.

CONTEXT AND EDUCATION JOURNAL

Context and Education Journal is published every four months by the Graduate Program in Education in Sciences of UNIJUÍ. It aims to establish an interlocution with the national and foreign academic community in order to disseminate researches, production of knowledge, and reflexions on issues that affect the field of education. Working since 1986, it has been created by a group of professors/researchers with the objective of publishing ideas, researches and analysis of educators’ practices committed to Popular Education in Brazil and Latin America. It was consolidated as a journal intended to contribute to the diffusion of theoretical and practical knowledge developed through the interactions of the university with broader social sectors. Since 2004, under the responsibility of PPGEC, it has been articulating research lines and groups keeping the tradition and commitment to the free circulation of ideas and opinions theoretically founded on current issues and interest in the education field, contributing to the discussions and the production of knowledge that seek the qualification of education and social emancipation. Articles submitted must comply with the guidelines for the authors that appear in the journal.

Context and Education Journal is evaluated by Qualis periodical system CAPES (2015) in the following areas: A2: Teaching; B2: Geography; B3: Interdisciplinary.   

REVISTA CONTEXTO & EDUCACIÓN

La Revista Contexto & Educación es una publicación cuatrimestral del Programa de Pos-Graduación en Educación en las Ciencias (PPGEC) de la UNIJUI, que tiene por objetivo establecer interlocución con la comunidad académica nacional y extranjera para divulgar investigaciones, producción de conocimientos y reflexiones sobre temas que inciden sobre el área de la educación. En circulación desde 1986, fue creada por un grupo de profesores/investigadores con el propósito de difundir ideas, investigaciones y análisis de prácticas de educadores comprometidos con la Educación Popular en Brasil y en América Latina. Consolidándose, así, como una revista destinada a contribuir en la difusión de conocimientos teóricos y prácticos desarrollados en las interacciones de la academia con los sectores sociales más amplios. Bajo la responsabilidad del PPGEC, desde 2004, articula sus líneas y grupos de investigación manteniendo la tradición y el compromiso con la libre circulación de ideas y opiniones teóricamente fundamentadas acerca de temas actuales y de interés en el campo de la educación, contribuyendo con las discusiones y la producción de conocimientos que buscan la cualificación de la educación y la emancipación social. Los artículos sometidos deben obedecer las directrices para los autores que constan en la revista.

Revista Contexto & Educación es evaluada por el sistema Revistas Qualis CAPES (2015) en la siguiente área: A2: Enseñanza; B2: Geografía; B3: Interdisciplinar.

 

DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.