Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Há ciência de que os textos submetidos a partir de 1º de janeiro de 2021, após o aceite para publicação, terão uma taxa de editoração no valor de R$ 300,00.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções a seguir disponíveis devem ser seguidas para Assegurar a avaliação pelos pares cega:

    Para garantir a integridade da avaliação por pares cega para a submissão a esta editora, todo esforço deve ser feito para evitar que as identidades dos autores e revisores seja conhecida um ao outro. Isto envolve os autores , editores e revisores ( que carregam documentos como parte de sua revisão ) verificando se as seguintes medidas foram tomadas em relação ao texto e as propriedades do arquivo :

    • Os autores do documento devem excluir seus nomes do texto, com o literal " Autor" e ano usada nas referências e notas de rodapé, em vez do nome dos autores, título do artigo, etc.

    • Em documentos do Microsoft Office , a identificação do autor deve igualmente ser removidos das propriedades do arquivo (ver no menu Arquivo no Word), clicando sobre o seguinte, começando com Arquivo no menu principal do aplicativo da Microsoft: Arquivo> Salvar como > Ferramentas (ou Opções no Mac ) > Segurança> Remover informações pessoais das propriedades do arquivo ao salvar > Salvar.

    • Com PDFs, os nomes dos autores também devem ser removidos das Propriedades do Documento, encontradas na opção Arquivo no menu principal do Adobe Acrobat.

Diretrizes para Autores

1. Critérios:

1.1. A Revista Contexto & Educação aceita para publicação artigos inéditos e resenhas de autores brasileiros e estrangeiros em português, espanhol e inglês.

1.2. O nome dos autores não deve aparecer no corpo do texto e também devem ser eliminados trechos que prejudiquem a garantia de anonimato e traços de identificação da origem nas propriedades do documento. Os dados de identificação dos autores devem ser registrados diretamente e apenas nos campos apropriados da página de cadastramento do usuário. Esses dados não devem constar do arquivo Word enviado pelo portal.

1.3. A publicação de artigos está condicionada a pareceres favoráveis de membros do Conselho Editorial. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à educação, a originalidade do tema e dos procedimentos metodológicos de sua abordagem e a coerência no uso do referencial teórico proposto. Eventuais modificações sugeridas pelos pareceristas ou pelo Comitê Editorial só serão incorporadas mediante concordância dos autores.

1.4. O número máximo de autores por artigo está restrito a três pessoas. É necessário que pelo menos um dos autores possua a titulação acadêmica mínima de doutor.

 

2. Normas:

2.1. Os artigos devem ser anexados no site da revista no seguinte endereço: http://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/user, sem a identificação dos autores.

2.2. O autor que submete o artigo cadastra-se e preenche os espaços referentes aos demais autores (num máximo de três autores por artigo).

2.2.1. Deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, os seguintes dados: instituições de origem, minicurrículo, respectivos e-mails, código Orcid e endereço do currículo lattes.

2.3. Cada autor só poderá ter uma matéria em tramitação entre o início da submissão e a publicação final. Será observado um intervalo de dois anos entre a publicação de textos escritos pelo mesmo autor e o início de um novo processo de submissão.

2.4. Os artigos deverão ser digitados em folha A4, com espaço entre as linhas de 1,5 e margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2,5cm. Os artigos deverão ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo referências e anexos. Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto para notas de rodapé, que deverão apresentar corpo 10. Para o título em português e inglês (obrigatório) utilizar fonte tamanho 12, em caixa alta, negrito e centralizado.

2.5. O artigo deve conter, obrigatoriamente, um resumo contendo no mínimo 100 e no máximo 200 palavras, com até 4 palavras-chave e um abstract com keywords.

2.6. As referências devem estar de acordo com as normas da ABNT.

2.6.1. As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (SOBRENOME DO AUTOR, data) ou (SOBRENOME DO AUTOR, data, página, quando se tratar de transcrição).

2.6.2. As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas, ressaltando que os NOMES DEVEM ESTAR COMPLETOS (SOBRENOME, Nome.) E NÃO USAR A EXPRESSÃO et al., mas inserir TODOS os nomes dos autores ou organizadores da obra (usando et al. apenas quando citados no texto):

Livro: SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título (em itálico): subtítulo (normal). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano da publicação.

Coletânea: SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome(s) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano da publicação. Página inicial e final do capítulo.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome(s) do(s) autor(es). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, Local da publicação, volume e número do periódico, Página inicial e final do artigo, ano da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) – Instituição em que foi apresentada, local da instituição, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano. Disponível em: [endereço de acesso]. Acesso em: [data de acesso].

2.7. O artigo deve conter, obrigatoriamente, a citação de pelo menos dois artigos da Revista Contexto & Educação.

2.8. As resenhas devem conter até 8.000 caracteres, incluindo espaços, referências bibliográficas da obra resenhada e breve currículo do resenhista. É necessário que, pelo menos, um dos autores possua a titulação acadêmica mínima de mestre.

Artigos

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RESENHA

Publicação de resenhas de livros que contribuem com as reflexões e as pesquisas em Educação

Dossiê: Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais

Seção válida para submissão no primeiro trimestre de 2018.

Interculturalidade e Educação

Dossiê Interculturalidade e Educação aceita artigos sobre o tema considerando as diferentes dimensões e abordagens. Fará parte do número 108 da revista.

Educação, ambiente e saúde

Serão aceitos artigos sobre Educação Ambiental e Edudação em, na e para a saúde.

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano

Focaliza aspectos que podem ser desdobrados nos seguintes pontos: 1- Interdependência entre atividade de ensino e desenvolvimento psíquico humano; 2 – Formação de professores e processo de apropriação da cultura pelo estudo escolar; 3- Relação entre a apropriação de significados e produção de sentidos sobre a educação escolar e o desenvolvimento psíquico humano

Educação, Currículo e Trabalho

A seção aceita artigos teóricos e de pesquisa,  que versem sobre Educação, Curriculo e Trabalho.

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes

Dossie "Práticas educativas e formação docente: ressignificando metodologias e saberes"

Editores responsáveis: Prof. Dr. Vantoir Roberto Brancher (IFFarroupilha); Profa. Dra. Valeska Maria Fortes de Oliveira (UFSM); Profa. Dra. Tania Micheline Miorando (UFSM); Profa. Dra. Keiciane Canabarro Drehmer-Marques (UFSM).

Prazo de Submissão: 15/04/2021 a 31/08/2021

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.