TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: UM PROJETO COM TABLETS NA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: Política Pública, Tablets na Educação, Tecnologia Educacional, Educação básica, Tecnologias móveis

Resumo

O objetivo do artigo é analisar o processo de implementação do projeto 'Tecnologias Móveis: inserção dos tablets na educação' em duas escolas públicas da rede municipal de Educação de Salvador, Bahia. Utilizamos a abordagem qualitativa, o método descritivo, a metodologia de pesquisa de campo e como técnica de observação, a entrevista. Colaboraram como sujeitos da pesquisa oito indivíduos e os dados foram avaliados sob a orientação da análise de conteúdo. Como resultados, três eixos emergiram das entrevistas: a. Elementos descritivos do projeto; b. O tablet na sala de aula e c. Avaliação do projeto. As análises destacam a importância do protagonismo do professor e do aluno. O estudo considera que o projeto foi importante para a aprendizagem dos estudantes, mas a infraestrutura adequada para a sua realização foi precária e precisa ser melhorada e ampliada.

 

Biografia do Autor

Handherson Leyltton Costa Damasceno, UFBA

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Instituto Federal. Membro do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital).

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Educação; Pós-Doutorado em Ciência da Informação. Professora Pesquisadora do PPGE-UFBA e do PPGCI-UFSCar. Líder do LTI Digital e Pesquisadora da Linha Política e Gestão da Educação. Site: ltidigital.ufba.br  

Publicado
2020-07-29
Como Citar
DamascenoH., & NevesB. (2020). TECNOLOGIAS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO: UM PROJETO COM TABLETS NA ESCOLA PÚBLICA. Revista Contexto & Educação, 36(113). Recuperado de https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10110