ESTADO DA ARTE: A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.29-44Palavras-chave:
Integração curricular. Ensino médio integrado. Institutos Federais.Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo estado da arte, que teve como objetivo buscar teses e dissertações que tratassem da integração curricular nos Institutos Federais (IFs), com foco no ensino médio integrado (EMI). Foi realizada uma busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), que resultou em treze trabalhos analisados. Paralelamente, elaboramos o perfil desses pesquisadores, através de uma consulta na plataforma Lattes. A pesquisa mostrou que os estudos sobre a integração curricular no âmbito do EMI dos IFs esbarram no distanciamento do que se quer para o EMI daquilo que se faz. É possível notar a inquietação e preocupação com a temática, contudo as investigações não apontam sugestões práticas para a materialização do currículo integrado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).