PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOCIOAMBIENTAL: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DISCENTE DO CURSO TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.239-258Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica. Documentário Socioambiental. Mídia Educacional.Resumo
Essa pesquisa tem por objetivo investigar a contribuição do processo de produção de documentário socioambiental na formação de estudantes do Curso Técnico em Controle Ambiental. A Educação Profissional e Tecnológica Integrada tem o trabalho como princípio educativo e o currículo integrado como concepção de ensino-aprendizagem fundamentado na formação humana integral. No currículo integrado, a contextualização do ensino proporciona a integração dos saberes. Nesse sentido, o desenvolvimento colaborativo de mídia educacional envolvendo uma temática socioambiental pode contribuir para proporcionar a construção do saber de forma lúdica e criativa. Dessa forma, a pesquisa articulou a produção colaborativa de documentário com a Educação Profissional e Tecnológica Integrada. A pesquisa é do tipo participante e se apoia em Le Boterf (1984) para a configuração do quadro metodológico. Desenvolveu-se oficinas no processo de produção do documentário com um grupo de alunos voluntários do Curso Técnico em Controle Ambiental e analisou-se os resultados conforme fundamentação teórica, onde se observa a superação da visão fragmentada de meio ambiente e compreensão holística da temática socioambiental identificada.
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