O SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO E AS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS COMUNIDADES RURAIS DO ESTADO DO PARÁ

THE INTERACTIVE EDUCATIONAL SYSTEM AND THE PERSPECTIVES OF HUMAN TRAINING OF HIGH SCHOOL STUDENTS OF RURAL COMMUNITIES IN THE STATE OF PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.332-350

Palavras-chave:

Sistema Educacional Interativo. Currículo. Formação Humana.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as perspectivas de formação humana presentes na proposta de educação implementada por meio do Sistema Educacional Interativo no Pará. A pesquisa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Os principais teóricos que fundamentam a análise são: Frigotto (2010), Saviani (2013, 1982), Kosic (2011), Fereira (2015), Angeli (2009). O Sistema Educacional Interativo além de não potencializar a formação humana, aprofunda ainda mais as desigualdades sociais e regionais ao promover uma política educacional dualista urbano/rural, fragmentada e com qualidade duvidosa, pouco efetiva no desenvolvimento da formação omnilateral das populações que historicamente tiverem negado seu direito, ao acesso dos conhecimento produzidos pela humanidade. A metodologia de ensino utilizada para acesso ao ensino médio das comunidades rurais, por meio do Sistema Educacional Interativo, pouco contribuirá para a reflexão da realidade concreta desses sujeitos e consequentemente para sua transformação.

Biografia do Autor

Manuelle Espindola dos Reis, SEMED - BREVES

Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA) (2016), Licenciada Plena em Pedagogia e letras pela Universidade Federal do Pará (2008). Têm experiências nas áreas de currículo, educação ambiental, educação do campo, saberes culturais e relações identitárias. Trabalhou nas escolas rurais multisseriadas, desenvolvendo acompanhamento pedagógico, promovendo formação continuada (Breves). Desenvolveu atividades com vínculo empregatício no processo de discussão com as comunidades para iniciar a estrutura física e metodológica da "Casa familiar Rural" (Breves). Coordenou o Programa PROJOVEM- Campo Saberes da Terra no Município de Breves. Trabalhou como professora no Plano Nacional de Formação - PARFOR pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFPA) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora Técnica Pedagógica Educacional na Secretaria Municipal de Educação do Município de Breves/PA e professora substituta na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Jeovani de Jesus Couto, IFPA

Mestre em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares- IFPA, Especialista em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável - UFPA e Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação, Educação do Campo com ênfase em Pedagogia da Alternância e desenvolvimento rural sustentável. Tem experiência na docência do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, além da Docência no Ensino Superior (pedagogia e Licenciatura em Educação do Campo) e Especializações em Docência da Educação Profissional, Agroextrativismo e Desenvolvimento Rural, Educação Especial e Inclusiva e Pedagogia da Alternância . Acumula experiência também na Coordenação técnico pedagógica no Ensino Médio e Ensino Médio Integrado em Floresta. Atualmente é Docente do Instituto Federal do Pará- Campus Breves

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Publicado

2021-07-06

Como Citar

Matos, C. C., dos Reis, M. E., & Couto, J. de J. . (2021). O SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO E AS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DAS COMUNIDADES RURAIS DO ESTADO DO PARÁ: THE INTERACTIVE EDUCATIONAL SYSTEM AND THE PERSPECTIVES OF HUMAN TRAINING OF HIGH SCHOOL STUDENTS OF RURAL COMMUNITIES IN THE STATE OF PARÁ. Revista Contexto & Educação, 36(114), 332–350. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.332-350