Tecnologias digitais e interdisciplinaridade no ensino de fisiologia humana
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10743Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Interdisciplinaridade, Fisiologia Humana, Material Autoral Digital EducacionalResumo
O objetivo é analisar como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) contribuem para a compreensão de estudantes do Ensino Médio de escola pública sobre Fisiologia Humana, a partir de aulas interdisciplinares de Biologia e Educação Física. Diante do problema da fragmentação dos conhecimentos e da aplicação de metodologias expositivas no processo de ensino do conteúdo de Fisiologia Humana, desenvolveu-se a pesquisa qualitativa exploratória, com a participação de 17 estudantes, durante os meses de agosto a outubro de 2019. A pesquisa se subdividiu em três fases: planejamento, coleta e análise de dados. As coletas foram realizadas a partir de questionário avaliativo, produção de vídeo caracterizando um Material Autoral Digital Educacional (Made) e aplicação de questionário a posteriori. A análise de dados foi realizada de forma interpretativa, com ênfase em dois focos: estabelecimento de relações entre os conceitos de pressão arterial e fisiologia do exercício, e facilidades e dificuldades no estabelecimento entre essas relações. O trabalho demonstrou a presença de acréscimos conceituais dos estudantes: compreensão do sistema circulatório humano, papel da pressão arterial no organismo e atuação de hormônios nas respostas aos estímulos externos. A construção do próprio saber demonstrou ser um importante caminho para tornar a aprendizagem mais significativa do ponto de vista ausubeliano.
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