Racismo e escolarização: Formas e consequências na trajetória escolar de alunos negros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10888

Palavras-chave:

Alunos negros. Educação. Racismo. Trajetória Escolar.

Resumo

O presente artigo realizou uma revisão integrativa de literatura, com o objetivo de identificar as formas de racismo mais evidentes no espaço escolar, bem como as consequências desse fenômeno no processo educativo de estudantes negros brasileiros. Para isso, procedeu-se um levantamento bibliográfico nas bases Scielo, Pepsic, Lilacs e PsycINFO, envolvendo periódicos de língua portuguesa, inglesa e espanhola, no período de abril a junho de 2019, utilizando os descritores: educação, escola, ensino e racismo. Os 16 achados apontam que as formas flagrantes e sutis da expressão do racismo são mais frequentes nas escolas, havendo também o racismo institucional, presente nos documentos e livros que orientam as práticas educativas, e nas políticas afirmativas; o racismo cultural, que envolve a desqualificação religiosa; e o racismo individual, a partir da depreciação das características físicas dos sujeitos. Constatou-se que os estudantes vítimas do racismo apresentam maiores índices de evasão e fracasso escolar na Educação Básica, aspecto que dificulta o acesso ao Ensino Superior. Diante dessa realidade, acredita-se que a formação docente, voltada para a diversidade e alterações efetivas no currículo escolar, podem colaborar de forma significativa para a valorização da população negra e para a redução do racismo nas escolas.

Biografia do Autor

Patrícia Modesto Matos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Psicologia e em Pedagogia pela Universidade Tiradentes (Unit). Atua como professora na educação básica. Membro do Grupo de Pesquisa em Socialização das Atitudes Intergrupais e Racismo (GPSAIR).

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Matos, P. M., & França, D. X. de. (2023). Racismo e escolarização: Formas e consequências na trajetória escolar de alunos negros. Revista Contexto &Amp; Educação, 38(120), e10888. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10888