Livro Didático de Ciências: Fonte de Informação ou Apostila de Exercícios?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.201-222Resumo
Considerando a necessidade de se desenvolver mais estudos sobre o uso do livro didático, temos desenvolvido várias investigações sobre como isso ocorre. Nessas pesquisas foi revisada a trajetória do livro didático nas escolas brasileiras, em particular do livro de Ciências; discutidos os resultados de pesquisas a seu respeito e contextualizadas as formas de produção desse livro, marcada pelo mercado editorial. No presente trabalho, apresentamos resultados de algumas de nossas pesquisas que revelam como o livro didático tem sido visto por professores e alunos com a função restrita de resolução de exercícios. Propostas de uso do livro são apresentadas ao final do trabalho.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).