Formação Inicial de Professores: uma experiência com educadores em meios populares
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.69-86Resumo
O objetivo deste estudo centra-se no resgate de alguns aspectos do processo de instituição e vivência do curso de licenciatura para a formação de educadores em meios populares pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Smed/POA) do município de Porto Alegre. Apresenta-se inicialmente a origem do curso e discute-se a sua estruturacurricular. A apresentação do perfil dos alunos e a relação construída entre educadores e educandos são outros elementos que entram em cena na reflexão. Os impasses, limites e alternativas construídas são relatadas e refletidas à luz da contradição clássica entre teoria e prática. A analogia com um quebra-cabeça possibilita jogar com as peças, buscando na aparente desordem (caos) a ordem para a
compreensão reflexiva do processo vivenciado. Finalmente, apontam-se alguns possíveis aprendizados com o objetivo de “encaixar” as peças do quebra-cabeça, explicitando não o todo do processo, mas parte dele.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.