PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE: implicações e transdisciplinaridade

Autores

  • Celso José Martinazzo Unijuí
  • Ana Lina Cherobini

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.55-72

Resumo

Este estudo tem como propósito, à luz dos pressupostos do
paradigma da complexidade de Edgar Morin, compreender a
racionalidade atual da Pedagogia, bem como apresentar argumentos para a construção de uma outra racionalidade ancorada na epistemologia da complexidade. Destacamos a
imprescindibilidade de paradigma para a Pedagogia e para a
práxis pedagógica, bem como a importância do paradigma da
complexidade como recurso promotor de um pensamento complexo. A partir dessa referência realizamos uma leitura dos
pressupostos epistemológicos do chamado paradigma da Filosofia moderna. A modernidade produziu uma epistemologia da razão simplificadora, calcada sobre os princípios da ordem, da redução, da disjunção dos conhecimentos e sobre a lógica daidentidade cuja influência na educação escolar perdura até os tempos atuais. O paradigma da complexidade assimila e supera o paradigma da simplificação adotando novos princípios
organizadores do conhecimento como: o dialógico, o hologramático e o anel recorrente. A epistemologia da  complexidade visa a garantir um olhar multidimensional sobre a realidade pela contextualização, articulação e religação dos
conhecimentos. O artigo aponta para a necessidade de serem
adotadas práticas transdisciplinares a partir da superação da
fragmentação dos saberes, da simplificação da produção do
conhecimento e da hiperespecialização.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Martinazzo, C. J., & Cherobini, A. L. (2013). PEDAGOGIA E COMPLEXIDADE: implicações e transdisciplinaridade. Revista Contexto &Amp; Educação, 20(73-74), 55–72. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.55-72