HABERMAS E A TEORIA DO CONHECIMENTO

Autores

  • Arilene Maria Soares de Medeiros Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Auxiliadora de Resende Braga Universidade Federal de Lavras, MG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.70.147-170

Resumo

Este estudo tem o propósito de discutir algumas questões levantadas por Habermas em: Conhecimento e Interesse, O Discurso Filosófico da Modernidade e Teoria de la Acción Comunicativa: complementos y estudios previos. A escolha por essas três obras, de cunho mais epistemológico, baseia-se na sua representatividade para a compreensão e aprofundamento de questões que tratam da teoria do conhecimento, da superação paradigmática da filosofia da consciência pela filosofia da linguagem e da concretização de seu projeto de modernidade via a possibilidade da ampliação do conceito de racionalidade. É inegável a grande contribuição de Habermas para a teoria do conhecimento, para a compreensão das sociedades capitalistas avançadas e para a radicalização de uma razão que se faz fundamentalmente emancipatória.

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Publicado

2013-05-22

Como Citar

Medeiros, A. M. S. de, & Braga, M. A. de R. (2013). HABERMAS E A TEORIA DO CONHECIMENTO. Revista Contexto &Amp; Educação, 18(70), 147–170. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.70.147-170