SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: NOVAS COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA
KNOWLEDGE TEACHERS IN THE INITIAL TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS: NEW UNDERSTANDINGS IN THE LIGHT OF DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11489Palavras-chave:
Saberes docentes, referencial metodológico, estágio supervisionado, Análise Textual DiscursivaResumo
No presente artigo apresentamos os desdobramentos de um estudo sobre os Saberes Docentes (SD) mobilizados por futuros professores de Química, enfatizando as etapas, os resultados e as novas compreensões possibilitadas a partir de um movimento analítico fundamentado nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Nessa perspectiva, os relatos dos licenciandos coletados durante o processo de pesquisa foram analisados a partir de categorias construídas com base na tipologia dos SD proposta por Tardif. Desse processo de análise, dada a amplitude das categorias, emergiram subcategorias que nos possibilitaram evidenciar, de maneira mais pontual, quais aspectos os licenciandos mobilizaram ao pensar no planejamento e na ação docente em sala de aula, bem como as lacunas presentes nesse processo, relacionadas ao domínio dos conceitos científicos, à mediação pedagógica dos conhecimentos, à elaboração e execução dos planejamentos na realidade concreta das escolas e ao tempo de prática implicado para a reelaboração desses saberes. Tais considerações conclusivas apontam caminhos norteadores para os professores formadores na construção de espaços formativos que realmente deem conta da complexidade da prática docente, visando contribuir com o movimento de profissionalização defendido pelas pesquisas da área com enfoque na formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).