SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: NOVAS COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA

KNOWLEDGE TEACHERS IN THE INITIAL TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS: NEW UNDERSTANDINGS IN THE LIGHT OF DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11489

Palavras-chave:

Saberes docentes, referencial metodológico, estágio supervisionado, Análise Textual Discursiva

Resumo

No presente artigo apresentamos os desdobramentos de um estudo sobre os Saberes Docentes (SD) mobilizados por futuros professores de Química, enfatizando as etapas, os resultados e as novas compreensões possibilitadas a partir de um movimento analítico fundamentado nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Nessa perspectiva, os relatos dos licenciandos coletados durante o processo de pesquisa foram analisados a partir de categorias construídas com base na tipologia dos SD proposta por Tardif. Desse processo de análise, dada a amplitude das categorias, emergiram subcategorias que nos possibilitaram evidenciar, de maneira mais pontual, quais aspectos os licenciandos mobilizaram ao pensar no planejamento e na ação docente em sala de aula, bem como as lacunas presentes nesse processo, relacionadas ao domínio dos conceitos científicos, à mediação pedagógica dos conhecimentos, à elaboração e execução dos planejamentos na realidade concreta das escolas e ao tempo de prática implicado para a reelaboração desses saberes. Tais considerações conclusivas apontam caminhos norteadores para os professores formadores na construção de espaços formativos que realmente deem conta da complexidade da prática docente, visando contribuir com o movimento de profissionalização defendido pelas pesquisas da área com enfoque na formação de professores.

Biografia do Autor

Enio de Lorena Stanzani, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

ENIO DE LORENA STANZANI É Doutor em Educação para a Ciência (2018) pela Unesp/Bauru-SP, Mestre em Ensino de Ciências (2012) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR) e Graduado em Química com habilitação em Licenciatura (2010) pela mesma instituição. Atualmente é professor adjunto do curso de Licenciatura em Química - Área Educação Química - da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Apucarana e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR), desenvolvendo pesquisas acerca da temática Formação Inicial de Professores de Química e Saberes Docentes. É coordenador dos programas de formação docente: Residência Pedagógica e Pibid. Participa dos grupos de pesquisa: LIDTEQ (Laboratório de Inovação Didática e Tecnológica no Ensino de Química - UTFPR-Ap), EDUCIM (Educação em Ciências e Matemática - UEL) e LEPEQ (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química - UEL). 

Fabiele Cristiane Dias Broietti, Universidade Estadual de Londrina

FABIELE CRISTIANE DIAS BROIETTI é Licenciada em Química (UEL, 2004), tem especialização em Ensino de Química (UEL, 2006), Mestrado em Ensino de Ciências (UEL, 2008) e Doutorado em Educação para a Ciências (UEM, 2013). Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro/Portugal (2019). É professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) atuando no Departamento de Química, no programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) e no Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Pesquisa na área de ensino de ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Química; Avaliação e Formação de professores. Participa de projetos e programas com foco na formação inicial e continuada de professores como o PIBID (coordenadora de área de 2010 a 2017) e a Residência Padagógica(2019). Participou do PRODOCÊNCIA - Programa de Consolidação das Licenciaturas, o LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores, o PARFOR − Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e o PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná.
Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Ensino de Ciências. Orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino de Ciências. Cargos exercidos: vice-coordenadora do Curso de Química (2016 a 2018); Coordenadora do Curso de Especialização em Química do Cotidiano na escola (2014-2016). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) - (2019 - 2021). Participa no grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://educimlondrina.blogspot.com.br/], é Líder do grupo de Pesquisa - LEPEQ - Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química. [https://grupolepeq.wixsite.com/lepeq]

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina

MARINEZ MENEGHELLO PASSOS é Bacharel e Licenciada em Matemática (UEL, 1981-1982), Mestre em Matemática (UEL, 1989), Mestre em Educação (UEL, 2004) e Doutora em Educação para a Ciência (Unesp, 2009). Professora da Universidade Estadual de Londrina de 1982 a 2015. Desde 2015 atua como Professora Sênior da Universidade Estadual de Londrina, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Educação Matemática (PECEM). Desde 2017 atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Possui diversos artigos e trabalhos publicados em Educação Matemática e Ensino de Ciências. Orientou (e ainda orienta) diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado em Ensino, Educação Matemática e Ensino de Ciências. Supervisionou (e ainda supervisiona) estágios pós-doutoral. Atuou (e ainda atua) em projetos de extensão, ensino e pesquisa como coordenadora e/ou colaboradora. Autora de livros didáticos em Matemática e Ciências para o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos. Atualmente coordena e colabora com projetos de pesquisa. É líder do grupo de pesquisa EDUCIM, criado em 2002 [http://www.educim.com.br/]. Dedica-se atualmente às seguintes linhas de pesquisa: Análises Qualitativas; Formação de Professores; Educação Informal; Ensino e Aprendizagem de Matemática e Ciências; Metacognição. Foi bolsista Produtividade da Fundação Araucária no período de 2014-2016; bolsista Sênior da Fundação Araucária no período de 2016-2019. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8856-5521. Bolsista Produtividade do CNPQ - nível 2 - aprovado no Edital 06/2019.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

de Lorena Stanzani, E., Dias Broietti, F. C., & Meneghello Passos, M. (2022). SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: NOVAS COMPREENSÕES À LUZ DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: KNOWLEDGE TEACHERS IN THE INITIAL TRAINING OF CHEMISTRY TEACHERS: NEW UNDERSTANDINGS IN THE LIGHT OF DISCURSIVE TEXTUAL ANALYSIS. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 442–464. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11489