Conhecimentos docentes no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13319

Palavras-chave:

Educação a Distância, Conhecimentos Docentes, Base de Conhecimento para o Ensino, Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a constituição da base de conhecimento para o ensino dos docentes que atuam ou já atuaram na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa lançou mão da triangulação metodológica, que envolve múltiplos métodos, fontes de coleta e formas de análise. Nomeadamente, foram coletados dados por meio de questionários virtuais com 677 docentes. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito profissionais. A análise utilizou-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Como resultados, a pesquisa identifica que os saberes e conhecimentos dos docentes são oriundos de diferentes fontes, a saber: experiência profissional, relação entre pares, pesquisas sobre a área, etc. Além disso, a base de conhecimento para o ensino dos docentes compreende conhecimentos de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos, bem como o amálgama que se constitui na interseção entre eles. Portanto, o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) é importante para compreender a atuação docente na EaD.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

Veloso, B., & Mill, D. (2024). Conhecimentos docentes no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Revista Contexto & Educação, 39(121), e13319. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13319

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação