Conhecimentos docentes no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13319Palavras-chave:
Educação a Distância, Conhecimentos Docentes, Base de Conhecimento para o Ensino, Sistema Universidade Aberta do BrasilResumo
O objetivo deste artigo é investigar a constituição da base de conhecimento para o ensino dos docentes que atuam ou já atuaram na Educação a Distância (EaD) no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa lançou mão da triangulação metodológica, que envolve múltiplos métodos, fontes de coleta e formas de análise. Nomeadamente, foram coletados dados por meio de questionários virtuais com 677 docentes. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito profissionais. A análise utilizou-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Como resultados, a pesquisa identifica que os saberes e conhecimentos dos docentes são oriundos de diferentes fontes, a saber: experiência profissional, relação entre pares, pesquisas sobre a área, etc. Além disso, a base de conhecimento para o ensino dos docentes compreende conhecimentos de conteúdo, pedagógicos e tecnológicos, bem como o amálgama que se constitui na interseção entre eles. Portanto, o conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) é importante para compreender a atuação docente na EaD.
Referências
MILL, Daniel. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho pedagógico na educação a distância. In: MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. C.; OLIVEIRA, Marcia R. G. (org.). Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. São Carlos: EdUFSCar, 2014. p. 25-42.
MILL, Daniel; RIBEIRO, Luis R. de C.; OLIVEIRA, Marcia R. G. Trabalho docente na educação contemporânea: saberes e prática pedagógica presencial e virtual. In: MILL, Daniel; MACIEL, Cristiano (org.). Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo. São Paulo: EdUFMT, 2013. p. 103-124.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: a framework for teacher knowledge. In: Teachers College Record, v. 108, n. 6, jun. 2006, p. 1.017-1.054. Disponível em: http://one2oneheights.pbworks.com/f/MISHRA_PUNYA.pdf. Acesso em: 21 jul. 2022.
MIZUKAMI, Maria da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Revista Educação, Santa Maria, v. 29, n. 2, p. 1-11, jul./dez. 2004. Disponível em: http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2004/02/a3.htm. Acesso em: 5 dez. 2021.
NOVELLO, Tanise Paula; LAURINO, Débora Pereira; VANIEL, Berenice Vahl. Professores e tutores a distância – o emergir na práxis pedagógica. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 27, n. 88, p. 244-262, 2013. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/401. Acesso em: 2 maio 2022.
SAGGIOMO, Leandro da Silva; PEREIRA, Elaine Corrêa. Educação a distância: interfaces motivacionais e reflexivas das ações de formação continuada. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 34, n. 108, p. 287-302, 2019. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/7593. Acesso em: 2 maio 2022.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, n. 1, p. 1-21, fev. 1987.
SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 196-229, dez. 2014. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293/297. Acesso em: 12 dez. 2021.
SILVA, Rosalina C. da. A falsa dicotomia qualitativo-quantitativo: paradigmas que informam nossas práticas de pesquisa. In: ROMANELLI, Geraldo; BIASOLI-ALVES, Zélia M. M. (org.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa, 1998. p. 159-174.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302000000400013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 3 dez. 2021.
VELOSO, B. G. Organização do trabalho docente na educação a distância: implicações da polidocência no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 2018. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2018.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a "reflexão" como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n103/12.pdf. Acesso em: 18 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).