O uso do Whatsapp como recurso didático-pedagógico nas escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14557

Palavras-chave:

Práticas Docentes, Tecnologias Digitais, WhatsApp, Estado da Arte

Resumo

O cenário apresentado de março de 2020, com o contexto da pandemia da COVID-19, fez com que muitos professores se desafiassem em aulas online, via aplicativos de mensagens instantâneas, destacando-se o WhatsApp. Este estudo, tem por objetivo apresentar e refletir sobre o estado da arte do uso do WhatsApp como recurso didático-pedagógico na Educação Básica. Para tanto, realizou-se o levantamento bibliográfico em teses, dissertações e artigos, no período de 2016 a 2021, nos catálogos da Capes, Google Acadêmico e Portal Scielo. O estado da arte atua como um mapa que proporciona ao pesquisador não se perder no caminho e nem ir por caminhos já traçados em demasia (ROMANOWSKY; ENS, 2006). Foram selecionadas 16 produções científicas. O principal critério para chegarmos a essas dezesseis produções, 10 dissertações e 6 artigos, foi o estudo selecionado descrever experiência da prática pedagógica do professor com alunos, utilizando grupos de WhatsApp, em atuação numa escola no Brasil, na Educação Básica. Quanto às vantagens do uso do aplicativo em ambiente escolar, verificou-se que proporciona maior motivação e participação dos alunos nas atividades, mas, constata-se a necessidade de planejamento e mediação pedagógica constante, caso contrário pode-se não atingir os objetivos educacionais propostos.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Negrão, M. M. S., & Neuenfeldt, D. J. (2024). O uso do Whatsapp como recurso didático-pedagógico nas escolas de educação básica. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14557. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14557

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes