O uso do Whatsapp como recurso didático-pedagógico nas escolas de educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14557

Palavras-chave:

Práticas Docentes, Tecnologias Digitais, WhatsApp, Estado da Arte

Resumo

O cenário apresentado de março de 2020, com o contexto da pandemia da COVID-19, fez com que muitos professores se desafiassem em aulas online, via aplicativos de mensagens instantâneas, destacando-se o WhatsApp. Este estudo, tem por objetivo apresentar e refletir sobre o estado da arte do uso do WhatsApp como recurso didático-pedagógico na Educação Básica. Para tanto, realizou-se o levantamento bibliográfico em teses, dissertações e artigos, no período de 2016 a 2021, nos catálogos da Capes, Google Acadêmico e Portal Scielo. O estado da arte atua como um mapa que proporciona ao pesquisador não se perder no caminho e nem ir por caminhos já traçados em demasia (ROMANOWSKY; ENS, 2006). Foram selecionadas 16 produções científicas. O principal critério para chegarmos a essas dezesseis produções, 10 dissertações e 6 artigos, foi o estudo selecionado descrever experiência da prática pedagógica do professor com alunos, utilizando grupos de WhatsApp, em atuação numa escola no Brasil, na Educação Básica. Quanto às vantagens do uso do aplicativo em ambiente escolar, verificou-se que proporciona maior motivação e participação dos alunos nas atividades, mas, constata-se a necessidade de planejamento e mediação pedagógica constante, caso contrário pode-se não atingir os objetivos educacionais propostos.

Referências

CLARO, Ana Lúcia de; SILVA, Lisandra Babireski Barcia; PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Prática educativa: reflexão do professor na perspectiva freiriana no contexto da pandemia. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 116, p. 76-89, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12670. Acesso em: 10 out. 2023.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, ago. 2002. https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2019. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-PauloFreire.pdf. Acesso em: 5 fev. 2024.

GOMES, Maria Gisélia da Silva. Celular e estudante: uso do dispositivo móvel dentro da escola. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Maceió, 2018.

GONÇALVES. I. C. B. et al. Ensino remoto para quem? Relato de experiências em quatro escolas públicas do Rio de Janeiro durante a pandemia da Covid-19. EaD em Foco, v. 10, n. 3, Contribuições da EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia. e1310, 2020. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1310

GUERRA, Gerusa et al. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, p. 273-285, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.53827

JOYE, Cassandra; MOREIRA, Marília Rodrigues; ROCHA, Sinara Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e521974299, 24 maio 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4299

LAURIA NORONHA, E.; CAVALCANTE LACERDA JUNIOR, J. As tecnologias educacionais na formação docente. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 118, e12674, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12674. Acesso em: 1º set. 2023.

LINHARES, Malgarete Terezinha Acunha. O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica da EJA – Educação de Jovens e Adultos: o uso do aplicativo WhatsApp como estratégia pedagógica no ensino de língua portuguesa. 2019. 143 p. Dissertação (Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, 2019.

LOPES, Cristiano Gomes. O ensino de história na palma da mão: o WhatsApp como extensão da sala de aula. 2016. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Tocantins (UFT), Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), Araguaína, TO, 2016.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2022.

MARTINS, Vivian; SANTOS, Edméa. A educação na palma das mãos: a construção da pedagogia da hipermobilidade em uma pesquisa formação na cibercultura. In: SANTOS, Edméa; PORTO, Cristiane (org.). App-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. 423 p.

MARTINS, Anderson Oliveira. Além dos muros da escola – uma experiência de debate pelo WhatsApp no Ensino Fundamental II. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 2018.

MIRANDA, Tereza Cristina Rodrigues. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. 2017. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2017. E-book.

NEGRÃO, Manoel Maria Silva; NEUENFELDT, Derli Juliano. Mediação pedagógica em aulas on-line no 1º ano do Ensino Fundamental. EaD em Foco. Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. e1895, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1895/838. Acesso em: 9 set. 2023.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara Cristina. Os professores depois da pandemia. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 42, p: e249236, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 fev. 2024.

OLIVEIRA, Teresinha Maria Ribeiro de; AMARAL, Carmen Lucia Costa. O uso do aplicativo WhatsApp como recurso didático: uma experiência no Ensino Fundamental Anos Finais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3991. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3991. Acesso em: 2 mar. 2023.

ORRICO, Clarissa Ariadne. A influência das tecnologias de informação e comunicação na leitura de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. 2018. 83 folhas. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Araraquara – Uniara–, Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, Araraquara-SP, 2018.

REIS, Elisangela Alves dos; CARDOSO, Rozangela Barbosa. Educação e ensino remoto emergencial: experiências, possibilidades e desafios do fazer educacional nos anos iniciais do ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 7, p. 69900-699, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-254. Acesso em: 17 jul. 2023.

RIO DE JANEIRO. Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Diretoria de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça. Relatório Educação e Covid. [2020]. Disponível em: http://sistemas.rj.def.br/publico/sarova.ashx/Portal/sarova/imagem-dpge/public/arquivos/relat%C3%B3rio_educa%C3%A7%C3%A3o_e_Co-vid_-_21ago2020.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 6, n. 19, p. 37-50, jul. 2006. ISSN 1981-416X. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24176/22872. Acesso em: 21 maio 2023.

SALLES, Nísia Maria Teresa. Você já pensou sobre o uso do celular em sala de aula? Pistas em um movimento de pesquisa. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: Edufpi, 2019. E-book. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISAFORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf. Acesso em: 11 fev. 2024

SCHORN, Gabriella Thais. Competências digitais para o Ensino Fundamental: foco no aluno dos anos inicial. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/216893

SILVA FILHO, Marco Antônio Medronha da. “Celular sim! Toda hora não!”: práticas discursivas sobre o uso de dispositivos móveis na escola. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, 2018.

SOUZA, Christian Catão de Assis. A Língua Portuguesa que se compartilha por meio do WhatsApp: um estudo sobre as práticas pedagógicas em uma escola da rede pública de Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, 2018.

SOUZA, Ilvanete dos Santos de; SILVA, Américo Júnior Nunes da; VIETH, Janete dos Anjos. O ensino e aprendizagem da matemática em contexto pandêmico: com a palavra uma professora dos anos iniciais: Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 274-286, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021274. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19129. Acesso em: 2 mar. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-16

Como Citar

Negrão, M. M. S., & Neuenfeldt, D. J. (2024). O uso do Whatsapp como recurso didático-pedagógico nas escolas de educação básica. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14557. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14557

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes