Esporte paralímpico escolar: Uma cultura esportiva em construção
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15721Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Pessoa com Deficiência, Esporte Paralímpico, Paradesporto EscolarResumo
Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Paralimpíadas Escolares repercutiram na constituição histórica do esporte paralímpico escolar no Rio Grande do Sul (RS), no período de 2010 a 2019, a partir dos depoimentos orais de professores(as) de Educação Física e treinadores(as) esportivos(as). A coleta de informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 11 participantes e o material foi submetido à técnica de Análise Temática de Conteúdo. Os resultados evidenciaram os desafios e as práticas exercidas por duas professoras de Educação Física para viabilizar a participação da primeira delegação do estado às Paralimpíadas Escolares, em 2010. Neste mesmo caminho, outros(as) agentes e instituições começaram a partilhar interesses e a desenvolver práticas voltadas ao esporte paralímpico escolar no estado, conformando-se o “Núcleo Estadual do Paradesporto”. Ações como eventos, competições, projetos e capacitações voltadas ao esporte para estudantes com deficiência passaram a ser realizadas em diferentes municípios do estado. Os relatos dos(as) entrevistados(as) apontam para representações que evidenciam orgulho pelas práticas consolidadas em torno no esporte paralímpico escolar a partir das inter-relações do referido núcleo. Por outro lado, foram encontrados indícios de descontentamento com relação a carência de políticas de Estado que assegurem o esporte para estudantes com deficiência em longo prazo.
Referências
ALBERTI, Verena. Fontes Orais: histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2. ed., 2010. p. 155-202.
ALFAMA, Cláudia Regina. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2019.
ANTONI, Paulo José. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020
APAE BRASIL. Federação Nacional das APAES. Disponível em: https://apaebrasil.org.br/. Acesso em: 14 jan. 2022.
BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Paralimpíadas escolares (2006-2018): evidências em mídias digitais acerca do evento esportivo. Recorde - Revista de História do Esporte, v. 12, n. 1, p. 1-42, 2019a.
BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Legados das Paralimpíadas Escolares para o Esporte Paralímpico no Brasil. E-Legis, n. Especial, p. 24-47, 2019b.
BATAGLION, Giandra Anceski; MAZO, Janice Zarpellon. Paralimpíadas Escolares: representações sociais acerca do esporte paralímpico no Rio Grande do Sul. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco – REVASF, v. 9, n. 19, p. 353-385, 2019c.
BRASIL. Senado Federal. Estatuto da Pessoa com Deficiência. Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2015. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/513623/001042393.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2021.
BRESSAN, Flávio. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. Coleção Aldus 18.
BURKE, Peter. O que é história cultural. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
CARVALHO, Camila Lopes de. et al. Inclusão na Educação Física escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdos-atitudes. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. especial, p. 144-161, 2017.
CAVEDINI BISNETO, Alexandre. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. 2. ed. Lisboa: DIFEL, 1988.
COATES, Janine K. Teaching inclusively: are secondary physical education student teachers sufficiently prepared to teach in inclusive environments? Physical Education and Sport Pedagogy, v. 17, n. 4, p. 349–365, 2012.
FACUNDO, Lucas Alves; et al. Trajetória profissional de treinadores no contexto do esporte paralímpico. Movimento, Porto Alegre, v. 25, v. e25034, p.1-12, 2019.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). 8. ed. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
FLICK, Urie. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GORGATTI, Márcia Greguol; DE ROSE JÚNIOR, Dante. Percepções dos professores quanto à inclusão de alunos com deficiência em aulas de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2, 119-140, 2009.
GORLA, José Irineu; CALEGARI, Décio Roberto. O esporte como ferramenta de reconhecimento e valorização da pessoa com deficiência no Brasil. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, Campinas, v. 15, n. 2, p. 257-270, abr./jun., 2017.
MALANOVICZ, Ana Paula. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
MICHAELSEN, Fernanda. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
MOTTA, Felipe de Oliveira. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
MUNSTER, Mey de Abreu Van; ALVES, Maria Luiza Tanure. Educação Física e inclusão de estudantes com deficiências no Brasil: contrapontos entre legislação e produção científica. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 19, n. 2, p. 171-184, 2018.
OLIVEIRA, Raquel Valente de; MAZO, Janice Zarpellon. Inclusão de estudantes com deficiência nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Marília, v. 25, n. 1, p. 145-162, 2024.
OZNACAR, Behcet; ERDAG, Deniz. Physical education and sports education candidate students’ awareness and knowledge status about physical education lessons designed for physically disabled individuals. Springer Science, Online, v.1, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11135-018-0716-7. Acesso em: 28 nov. 2024.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PÓVOA. Fabiane Pereira. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
RESENDE, Mariana Corrêa de.; CARVALHO-FREITAS, Maria Nivalda de; GUIMARÃES, Andréa Carmen. Percepções sobre as Paralimpíadas Escolares: um estudo com atletas. Pensar a Prática, v. 22, 1-12, 2019.
ROMERO, Cláudia da Rosa. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
SANCHES JÚNIOR, Moisés Lopes, et al. Concepções e práticas da inclusão na Educação Física Escolar: estudo em uma cidade do Brasil. Educación Física y Deporte, Medellín/Colombia, v. 34, n.1, p. 155-179, 2015.
SANCHOTENE, Vitória Crivellaro. Atuação de mulheres treinadoras no esporte paraolímpico do Brasil. 2023. 115 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
SCHUMACHER, Gustavo Bordin. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
SENATORE, Vanilton. Paraolímpicos do futuro. In: CONDE, Antonio João Manescal; SOBRINHO, Pedro Américo de Souza; SENATORE, Vanilton. Manual de Orientação para os Professores de Educação Física: Introdução ao Movimento Paraolímpico. Brasília, DF: Comitê Paraolímpico Brasileiro, 2006, 1CD-ROM.
SILVA, Evelyn Andressa Gavioli da. Projeto Paralimpíadas Escolares: intenção, evolução, articulações e contribuições ao paradesporto educacional brasileiro. 2017. 138f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Curitiba, 2017.
TROMBINI, Margarete Aparecida. Entrevista. Observatório do Esporte Paralímpico e Esportes Surdos – OEPES, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).