Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.89.1-2Resumo
A revista Contexto & Educação tem uma política editorial que privilegia a diversidade de temas e interações entre diferentes grupos de pesquisa sobre educação. Seguindo a sua tradição, o número 89 do volume 28 traz artigos resultantes de pesquisas, que foram apresentados no II Simposio Internacional Geopolítica Y Diplomacia, pelos participantes do grupo internacional de investigação sobre Geopolítica y Educación (PRO-10), coordenado pelo Dr Clemente Herrero Fabregat.
A temática geopolítica e educação é relevante no contexto escolar para professores e alunos. Permite que estes reconheçam as relações entre a geopolítica global e o local, se situem crítica e imaginativamente na sociedade em que vivem, compreendam seus problemas e a partir deles busquem soluções. Identidades críticas assim constituídas, inscritas no lugar, rompem com a massificação dos sujeitos, uma das marcas desse novo cenário geopolítico.
A descrição elaborada por Clemente Herrera para situar os artigos publicados articula os diversos temas ao contexto geopolítico discutido, de modo a fornecer um conjunto que contribui para a compreensão dos problemas geopolíticos atuais que se refletem no cotidiano das pessoas.
A resenha sobre o livro “O Mito da boa vida na cidade”, de Bruna Zeni, contribui para a discussão proposta.
Cabe, ainda, evidenciar que a partir do número 86 a Revista Contexto& Educação passou a ser publicada apenas em formato eletrônico pelo Serviço de Editoração Eletrônica de Revistas – SEER/OJS, com ISSN 2179-1309, que substitui a versão impressa com ISSN 0102-8758. A partir do número 89, em apresentação, a mesma será publicada quadrimestralmente. Também queremos informar que os números de 1 a 85 publicados no formato impresso estão sendo disponibilizados no sistema (SEER/OJS).
Estamos recebendo a submissão de artigos até 30 de setembro de 2013, para serem publicados em janeiro de 2014Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.