Inclusão educacional: Tensões e intenções nos projetos dos cursos de licenciatura
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16687Palavras-chave:
Inclusão, Ensino Superior, PPC, LicenciaturasResumo
A educação inclusiva é um fato incontestável em todos os níveis, etapas e modalidades educacionais, e a demanda no ensino superior tem crescido ano após ano. Nesse cenário, as universidades também são convocadas a incluir pessoas com deficiência em seus espaços e incluir conteúdos sobre inclusão e diversidade humana nos seus processos formativos. Este estudo tem por objetivo analisar como os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de Licenciatura, que formam professores para a educação básica, discutem temáticas relacionadas à inclusão e/ou diversidade humana. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental realizada em uma Universidade Pública Estadual do Estado do Paraná, que oferece 38 cursos de Licenciatura. O objetivo é verificar se os cursos incluem disciplinas com enfoque na inclusão de pessoas com deficiência e/ou diversidade humana e, consequentemente, se há atenção às demandas atuais da educação formal em seus diferentes níveis e modalidades. Os resultados evidenciam a presença da disciplina de Libras em todos os cursos, uma maior inclusão de temáticas relacionadas nos cursos de Pedagogia e a ausência ou incipiência de disciplinas nas licenciaturas distintas da Pedagogia.
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