GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA RECENTE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.95.117-146Resumo
Frente à valorização da diversidade sexual presente em programas governamentais, e à presença nos PCN da temática orientação sexual, este estudo objetiva descrever e analisar como os temas sexualidade e gênero são abordados na produção acadêmica da área de Ensino/Educação. A partir da revisão sistemática da literatura nos principais periódicos da Área de Ensino da CAPES e da base de dados SciELO, publicados entre 2006 a 2011, foram selecionados 112 artigos e classificados de acordo com: título do periódico, ano, instituição/área do primeiro autor, abordagem metodológica e conceitual. Os achados revelam lacunas, avanços e desafios na incorporação da dimensão sociocultural da sexualidade e do gênero na pesquisa e na prática do ensino nos diferentes níveis de escolaridade. Destacam o interesse crescente de estudos e publicações sobre essas temáticas nas mais variadas áreas do conhecimento e a importância da inclusão dos estudos de gênero e sexualidade nos cursos de formação docente. Foram feitas várias críticas aos PCN, indicando amadurecimento das investigações e perspectivas de mudanças. Apontam que tais temas têm sido objeto de discussões e disputas políticas com impactos para a saúde sexual e reprodutiva da população.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).