O RIO URUGUAI COMO TEMA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.29-63Resumo
O trabalho busca avaliar a utilização do rio Uruguai como tema para a promoção da educação ambiental e analisar uma estratégia pedagógica para a melhoria dos processos educacionais, em uma escola pública de Uruguaiana/RS. A pesquisa foi realizada em 2011 e apresentou a participação de 112 alunos concluintes do ensino fundamental. O trabalho foi dividido em três etapas: Diagnóstico das percepções dos estudantes sobre o rio; Aplicação de uma proposta de intervenção; e Avaliação final. O diagnóstico verificou que o tema rio Uruguai não é adequadamente trabalhado pela escola, especialmente pela disciplina de ciências, dado que os estudantes apresentavam percepções fragmentadas e/ou inadequadas. Durante as atividades de intervenção, percebemos o interesse dos estudantes para com as atividades propostas e uma relevante participação na análise e construção dos conhecimentos. Para a avaliação da proposta, contatou-se a ocorrência de mudanças nas percepções dos estudantes, caracterizado pelo incremento do conhecimento relacionado ao rio. Assim, o trabalho pode contribuir com futuras ações educacionais, estimulando o uso do rio Uruguai como temática para a educação ambiental e a estratégia pedagógica proposta pode constituir uma importante ferramenta para a melhoria dos processos educacionais, através da contextualização do conhecimento.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).