((CO)EDUCAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM REDES DE CONVERSAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2013.90.134-151Resumo
Neste artigo analisamos o conversar de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG sobre a produção de material pedagógico digital (PMPD) para o Curso de Licenciatura em Ciências e Matemática a Distância incluindo o estudante como (co)autor. Utilizamos conceitos presentes na Biologia do Conhecer, de Maturana e Varela para subsidiar as nossas argumentações. A análise aponta para a necessidade de imersão em uma cultura científica que aceite viver em um mundo sem fundações e para o respeito ao tempo cognitivo dos estudantes, e portanto, sua legitimidade. Foi pelo conversar sobre a PMPD que os professores exercitaram o (co)educar, ou seja, o ato de educar o outro e ao mesmo tempo a si próprio em codependência.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).