ENSINO DE MICROBIOLOGIA E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.165-190Resumo
RESUMO
Com este estudo objetivamos explorar a eficiência do uso da experimentação, como proposta para o aprendizado de conceitos sobre microrganismos. Oficina com atividades experimentais, Micromundo, foi realizada com 70 alunos do ensino fundamental. A oficina teve seis atividades experimentais sobre conceituação, nutrição, ubiquidade, antimicrobianos, importância e observação dos microrganismos. A eficiência desta estratégia foi avaliada por meio das respostas dos alunos a questionários realizados antes e depois da oficina. As diferenças entre as respostas antes e depois da oficina foram avaliadas. As explicações dos estudantes que foram analisadas e categorizadas conforme o grau de entendimento. Com esta análise observamos que as aulas experimentais foram eficientes para o aprendizado de conceitos sobre os microrganismos, melhorando em 66,67% o desempenho dos estudantes. Portanto, atividades experimentais são estratégias indispensáveis para melhorar aprendizado de microbiologia. Em consequência legitimamos a necessidade de organização de espaços adequados e aperfeiçoamento dos professores para real implementação desse tipo de prática nas escolas.
Palavras-chaves: Educação em Microbiologia. Experimentação. Estratégia Didática. Ensino Fundamental
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).