A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM DOS ALUNOS DO 6° ANO – FUNDAMENTAL II UM ESTUDO NA ABORDAGEM PIAGETIANA

Autores

  • Milaine Aparecida Pichiteli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.120-145

Resumo

A construção de conceitos é a base para a compreensão e a construção do conhecimento científico e, entre eles, evidentemente, o geográfico. O presente estudo delimitando-se ao período operatório-concreto, segundo a classificação de Jean Piaget, discute bibliografias que tratam dessas fases no ensino-aprendizagem da criança, utilizando um dos conceitos-chave para a Geografia, a paisagem, para exemplificar a importância de uma boa compreensão de conceitos nessa fase de transição. Tratamos de entender como acontece a construção do conceito paisagem por parte de crianças na fase na qual esta sai do campo da ação e parte para o campo da representação mental. Para isso, analisamos, integradamente à pesquisa bibliográfica, os resultados de uma pesquisa de campo com crianças de 11 anos de um colégio da rede estadual de ensino na cidade de Maringá, Paraná.

Biografia do Autor

Milaine Aparecida Pichiteli, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, Licenciada em Geografia pela mesma universidade.

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

Pichiteli, M. A. (2017). A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM DOS ALUNOS DO 6° ANO – FUNDAMENTAL II UM ESTUDO NA ABORDAGEM PIAGETIANA. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(103), 120–145. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.120-145