O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.55-86Resumo
As pesquisas que abordam a temática do uso do livro didático são recentes nas áreas da Educação e Ensino. Neste artigo foi investigada a temática do uso do livro didático pelos professores de Ciências da Educação Básica a partir de uma revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos no Brasil no banco de dados da CAPES e outras fontes. As pesquisas anteriores neste assunto apresentam informações sobre o uso do livro didático na visão de professores de Ciências, em estudos ocorridos em diferentes cidades e regiões do país. O objetivo desta investigação é identificar quais são esses estudos sobre o uso do livro didático de Ciências e de que forma os mesmos foram conduzidos. Com estas informações, foi verificado que as pesquisas relativas a este tema aparecem em maior número a partir da década de 2000 e ainda são bastante regionalizadas, analisando um contexto local específico e uma matéria escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).