A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “SER PROTAGONISTA – GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” – PNLD 2018

THE REPRESENTATIVITY OF THE BLACK POPULATION IN THE TEACHING BOOK COLLECTION “SER PROTAGONISTA - GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” - PNLD 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8027

Resumo

Este artigo objetiva investigar a representatividade dos negros na coleção de livros didáticos Ser Protagonista – Geografia
– Ensino Médio, aprovada no PNLD 2018. O racismo condiciona a população negra a vivenciar contextos geográficos permeados por discriminação, inferiorização e exclusão. A educação evidencia-se como uma das ferramentas mais significativas na luta antirracista. Sendo o livro didático o principal recurso pedagógico utilizado nas aulas, torna-se fundamental compreender como os negros têm sido retratados nesses materiais. A metodologia consiste em fichamento bibliográfico, análise das imagens dos livros didáticos – a partir de critérios relacionados a situação e número de personagens – e elaboração de gráficos e tabelas com os resultados obtidos. A primeira parte deste texto discute a questão racial, a Lei 10.639/03 e o ensino de geografia; a segunda parte é dedicada a compreender a relevância do livro didático e como este pode contribuir na promoção dos conteúdos raciais; e, na terceira parte, há a análise da coleção. Os resultados obtidos apontam para discrepâncias na representatividade da população negra em relação à branca. Na maioria das imagens os negros são representados em posições inferiores e situações de trabalho consideradas de menor prestígio.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina. 

Downloads

Publicado

2021-09-06

Como Citar

Marques, A. C. dos S., & Fonseca, R. L. (2021). A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS “SER PROTAGONISTA – GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” – PNLD 2018: THE REPRESENTATIVITY OF THE BLACK POPULATION IN THE TEACHING BOOK COLLECTION “SER PROTAGONISTA - GEOGRAFIA – ENSINO MÉDIO” - PNLD 2018. Revista Contexto & Educação, 36(115), 28–43. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.8027