SITUAÇÃO DE ESTUDO E ABORDAGEM TEMÁTICA: RELAÇÕES, DISCUSSÕES E SINALIZAÇÕES

Autores

  • Thiago Flores Magoga Universidade Federal de Santa Maria
  • Josiane Marques da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.127-147

Palavras-chave:

Situação de Estudo, Abordagem Temática, Currículo Escolar

Resumo

O presente trabalho, de cunho qualitativo, buscou por meio de uma revisão bibliográfica em atas dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências investigar as aproximações e distanciamentos, entre as perspectivas da Abordagem Temática e da Situação de Estudo e, com isso, discutir suas relações com o currículo escolar. O recorte temporal da revisão deu-se no período de 1997 à 2015. A análise dos dados foi baseada na Análise Textual Discursiva e, como principais resultados da pesquisa, destaca-se que a Abordagem Temática está fundamentada na Educação Libertadora Freireana e a Situação de Estudo no referencial de Vygotsky, mas ambas perspectivas são identificadas como propostas de reorganização curricular balizadas por temas na intenção de contemplar um ensino interdisciplinar e contextualizado.

Biografia do Autor

Josiane Marques da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física (UNIPAMPA), Mestre em Ensino de Física e Educação Matemática (UFSM) e atualmente, doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde da UFSM.

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Física Licenciatura Plena pela
Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Educação pela mesma instituição e
doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa
Catarina. Atualmente é professora Adjunta da área de Ensino de Física e dos Programas de
Pós-Graduação: Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde (PPGECQVS) e Educação
Matemática e Ensino de Física (PPGEM-EF) da Universidade Federal de Santa Maria.
Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD).
Tem experiência na área de Ensino de Ciências/Física, com ênfase em inovações curriculares,
atuando principalmente nos seguintes temas: Abordagem Temática, Três Momentos
Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, Configurações Curriculares mediante o
enfoque CTS e Práticas Freireanas no Ensino de Ciências.

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

Magoga, T. F., da Silva, J. M., & Muenchen, C. (2020). SITUAÇÃO DE ESTUDO E ABORDAGEM TEMÁTICA: RELAÇÕES, DISCUSSÕES E SINALIZAÇÕES. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(111), 127–147. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.127-147

Edição

Seção

Artigos