https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/issue/feedRevista Contexto & Educação2025-01-02T09:36:17-03:00Maria Cristina Pansera de Araújorevistaseletronicas@unijui.edu.brOpen Journal Systems<p>A <em>Revista Contexto & Educação</em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da UNIJUÍ, que visa estabelecer interlocução com a comunidade acadêmica nacional e estrangeira para divulgar pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre a área da educação. Em circulação desde 1986, foi criada por um grupo de professores/pesquisadores com o intuito de veicular ideias, pesquisas e análise de práticas de educadores comprometidos com a Educação Popular no Brasil e na América Latina. Consolidou-se, assim, como um periódico destinado a contribuir na difusão de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas interações da academia com os setores sociais mais amplos. Sob a responsabilidade do PPGEC, desde 2004, articula as suas linhas e grupos de pesquisa mantendo a tradição e o compromisso com a livre-circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca de temas atuais e de interesse no campo da educação, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos que busquem a qualificação da educação e a emancipação social.</p> <p>ISSN: 2179-1309</p>https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/14322Resiliência profissional em contextos de risco: Um programa de intervenção para educadores sociais2024-06-23T18:13:24-03:00Ângela Adriane Schmidt Berschangelabersch@gmail.comMaria Angela Mattar Yunesmamyunes@yhaoo.com.brNarjara Mendes Garcia narjaramg@gmail.com<p>O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um modelo de programa de intervenção para promoção da resiliência profissional em educadores sociais. A intervenção foi elaborada a partir da associação da Inserção Ecológica e da Metodologia Experiencial. Dez educadores participaram de 4 módulos temáticos. Para análises dos resultados utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados com suporte do <em>Atlas.ti. </em>Os eixos de análise concentraram-se em: Estrutura da Rotina Institucional, Comunicações interpessoais e Práticas de cuidado. As atividades do Programa evidenciaram os desejos de potencializar as interações proximais com motivação, humor e esperança. Constatou- se, ainda, o aumento das expectativas positivas e confiança nos projetos de futuro em crianças e adolescentes. O componente lúdico e afetivo nas inter-relações foi qualificado, bem como a eficiência nas vias de comunicação com os residentes. Esses são fatores de proteção em ambiente de trabalho institucional essenciais na resiliência profissional. </p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/14736A formação inicial em pedagogia e as emoções sobre a matemática: Uma articulação de pesquisas nos campos da educação e da engenharia biomédica2023-07-02T19:32:45-03:00Lucio Vasconcelos dos Santosluciosantoss@gmail.comAleksander Sade Paternoaleksander.paterno@udesc.brLuciane Mulazani dos Santosluciane.mulazani@udesc.br<p>Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga emoções de estudantes de Licenciatura em Pedagogia sobre a matemática. Trata-se de uma pesquisa mista, com abordagem qualitativa realizada como pesquisa narrativa em grupo focal e com abordagem quantitativa feita a partir de um experimento que utilizou um dispositivo eletrônico vestível para detecção de batimentos cardíacos das estudantes participantes. Os resultados das análises dos dados mostraram como as narrativas constituídas impactaram na revelação das emoções das licenciandas em Pedagogia (manifestadas em seus relatos e nos sinais detectados pelo dispositivo que utilizaram); como as memórias em relação à matemática podem produzir o mal-estar docente e como esse mal-estar pode ser registrado, para ser discutido, com apoio de recursos tecnológicos criados a partir da Engenharia Biomédica. Além da discussão sobre como as emoções sobre a matemática afetam os professores em formação na escolha do campo de atuação em sua profissional, este artigo também apresenta um exemplo de parceria de pesquisa entre as áreas da Educação e da Engenharia para encontrar soluções para problemas relacionados à formação de professores.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/16078Planejamento integrado ensino-avaliação-aprendizagem: Perspectivas em construção2024-06-28T08:09:35-03:00Cristiane de Fatima Budek Diascristianebudekdias@gmail.comMary Angela Teixeira Brandalisemarybrandalise@uol.com.brMicheli Bordoli Amestoymbamestoy@uepg.br<p>Neste artigo, teve-se como objetivo analisar as percepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre os fundamentos teórico-práticos do Planejamento Integrado Ensino-Avaliação-Aprendizagem (PI-EAA), após encontros formativos realizados no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS). A pesquisa qualitativa de cunho interpretativo foi realizada com 12 estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública paranaense. Os dados foram construídos a partir de questionários e atividades organizadas durante a prática de formação realizada com os participantes. Para a análise desses dados, optou-se pela metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD), a qual foi oportuna para a interpretação dos depoimentos, que revelam as reflexões construídas a partir dos fundamentos teórico-práticos do PI-EAA. Destacaram-se aquelas relativas ao ato de planejar didaticamente os processos de ensino, avaliação e aprendizagem, de forma integrada, contribuindo para ações coerentes, planejadas e reflexivas sobre o papel do planejamento e da avaliação na prática pedagógica.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/16089Ensino superior e privatização na américa latina: Uma revisão integrativa da literatura recente2024-10-15T10:50:17-03:00Everton Garcia da Costaeve.garcia.costa@gmail.com<p>Há algum tempo privatização encontra-se no centro dos debates sobre o futuro da educação superior na América Latina. As reformas adotadas pelos países latino-americanos desde o final do século passado tiveram impactos profundos nos sistemas de ensino, tais como: redução drástica no financiamento das universidades estatais, proliferação de IES privadas-lucrativas, enfraquecimento do ensino superior público. À luz deste cenário, buscamos realizar uma revisão integrativa da bibliografia recente acerca da privatização do ensino superior na região. As produções analisadas apontam que a abertura ao setor privado possibilitou a ampliação do acesso, todavia, tal expansão se deu num contexto de baixíssima qualidade do ensino, não ocorrendo, de fato, sua democratização.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/16075A formação inicial de professores de química na educação CTS: Um estado do conhecimento 2024-06-28T08:19:14-03:00Leonardo Alcântara Alvesleonardo.alcantara@ifrn.edu.brAntônio Costa Netoacn.quim@gmail.com<p>Nos últimos anos, entender como se dá o processo de formação docente, dentre eles, o professor de Química, tem sido um direcionamento de pesquisadores no mundo todo. Desta feita, o presente trabalho teve como objetivo realizar um estado do conhecimento de pesquisas, do período de 2017 a 2022, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) que discutem a formação inicial de professores de Química na perspectiva da educação CTS. Após o uso de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados cinco trabalhos, sendo duas dissertações e três teses. Os resultados desse levantamento apontam que as – Instituições de Ensino Superior contribuem de maneira incipiente com propostas que articulam a formação inicial e os pressupostos da educação CTS. Os trabalhos evidenciaram ainda que os futuros professores apresentam compreensões equivocadas quanto a abordagem da educação CTS nas aulas, apesar de considerarem relevante o seu potencial. Assim, é preciso repensar e inserir algumas questões no processo de formação inicial de professor de Química para que possam ser incorporados desafios para ampliar a visão dos futuros profissionais em relação aos pressupostos de educação CTS. </p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/16399Análise crítica das diretrizes do plano nacional de educação 2014-20242024-09-06T11:34:28-03:00Otávio Barduzzi Rodrigues da Costajoebarduzzi@yahoo.com.br<p>Através da pesquisa bibliográfica e da análise de dados, esse artigo pretende analisar criticamente as diretrizes do plano nacional de educação 2014-2024, entendendo diretriz como formulações que indicam as linhas de ação a serem seguidas que sempre expressas de forma objetiva, em enunciado sintético, e visam delimitar a estratégia geral e as prioridades do Plano maior. Não se pretende aqui analisar as metas e estratégias do plano nacional de educação que receberão trabalho próprio, embora vá se fazer ligações com estes quando for indispensável para a compreensão da análise. Com esse trabalho pretende-se ver onde o Estado cresceu e onde falhou na sua proposição com o plano e fornecer sugestões e novas medidas bem como apontar criticamente e politicamente as causas e consequências das eventuais falhas. </p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/15866Internacionalização e acolhimento de estudantes no Pré-PEC-G: Desafios para gestão na educação superior2024-06-29T14:59:27-03:00Débora Galvanigalvani.debora@unifesp.brAlan Silvio Ribeiro Carneiroalan.unifesp@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é a identificação, descrição e análise da sequência de ações ritualizadas que conforma a organização da gestão do programa Pré-PEC-G da Unifesp, um curso preparatório voltado para o acolhimento e o ensino de português como língua adicional para estudantes do PEC-G. Trata-se uma sistematização de experiência considerando as ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão vinculadas a este programa na Unifesp, a partir da escrita de memórias do que foi vivenciado nas suas múltiplas dimensões de implementação, análise documental e bibliográfica. A discussão desenvolve-se de modo a indicar como enfrentar desafios e construir uma gestão democrática plural e crítica na educação superior, caracterizada por: gestão coletivizada e implicada, articulação de redes colaborativas, reflexividade intercultural e interseccional e o que denominamos aqui como amansamento da gestão, a partir de Célia Xakriabá. Os resultados apontam para os desafios da gestão em contextos interculturais e a potencialidade de ações interdisciplinares na construção de políticas de acolhimento e ensino de línguas em projetos de cooperação voltados para estudantes internacionais.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/15827A educação inclusiva e a formação de professores: Um estudo exploratório e transnacional entre o Brasil e a França2024-08-23T07:51:50-03:00Andressa Caetano Mafezoniandressamafezoni@yahoo.com.brKeyla Santana Painaudkeylacsp@gmail.comAlexandro Braga Vieiraallexbraga@hotmail.com<p>Este artigo objetiva discutir a Educação Inclusiva e a formação de professores nos contextos brasileiro, município de Vitória, no Estado do Espírito Santo e na França, na cidade de Bordeaux, na região da Nouvelle Aquitaine. A análise se apóia numa abordagem qualitativa à partir de grupos focais, questionários e entrevistas, realizados em cada contexto e baseado numa leitura transnacional, o que permite desvelar e compreender como cada um desses países, signatários de políticas de inclusão escolar, investem na formação dos educadores em uma perspectiva de educação inclusiva. Os resultados dessa pesquisa mostram que, nos dois países, embora existam políticas voltadas para diferentes grupos sociais, a compreensão sobre a Educação Inclusiva permanece ligada à existência da Educação Especial, o que pode constituir um freio para o desenvolvimento da inclusão escolar e para a formação de professores dentro de uma perspectiva ampliada do processo de ensino e aprendizagem. </p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/14662Formação de professores que ensinam ciências: Contextos de diversidade e decolonialidade em atos teatrais2024-07-19T09:06:21-03:00Nívia Magalhães da Silva Freitasnivia.bio2015@gmail.comEduardo Paiva de Pontes Vieiraepontesvieira@yahoo.com.bTerezinha Valim Oliver Gonçalvestevalim@gmail.com<p>Este artigo traz reflexões e análises de uma pesquisa-formação envolvendo o teatro, na abordagem de temas socialmente relevantes, de um grupo de quatro discentes de uma licenciatura, no desenvolvimento do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, investigando as contribuições para a construção de narrativas e de subjetividades vinculadas ao racismo, na consideração das relações em torno de uma característica fenotípica como o “cabelo crespo”. Recorremos à perspectiva decolonial como lentes analíticas, na leitura do texto de cena produzido e intitulado “Pensando em CTS e lavando os cabelos: respeito!”. O teatro tem o potencial para contribuir com as abordagens descolonizantes dos efeitos coloniais. As narrativas teatrais estabeleceram fronteiras entre ficção e realidades vividas (vivências reais e subjetividades construídas). Avaliamos que o peso das diferenças e dos preconceitos, em face do racismo, têm movido a população negra a manifestar dificuldades de autoaceitação, buscando alternativas para a sua aparência, como o alisamento e o tingimento de cabelos, como apresentado no enredo teatral, aproximações a um padrão de beleza branca ou com traços da branquitude – manifestações da colonialidade do ser. É importante que na formação de professores apresente-se a compreensão de raça como uma entidade cultural e não natural, privilegiando, assim, práticas pedagógicas críticas e criativas, mediadoras de processos de aprendizado social, em uma perspectiva desestabilizadora, questionadora e problematizadora, como o teatro.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/15423Filme “Sonhos Tropicais” e negacionismo da ciência: O processo de intermediação no desenvolvimento do conhecimento científico2024-08-29T17:32:48-03:00Eloisa da Silva Paulettielo_pauletti@hotmail.comEliane Gonçalves dos Santoseliane.santos@uffs.edu.br<p>Utilizar filmes comerciais em sala de aula é uma estratégia didática para abordar e refletir sobre diferentes temáticas correlatas à Ciência. O presente estudo qualitativo em educação teve como objetivo analisar o potencial do filme <em>Sonhos Tropicais</em> como desencadeador de discussões sobre Educação em Saúde (ES) e negacionismo científico com professores de Ciências Biológicas em formação inicial. Metodologicamente, a pesquisa foi fundamentada na análise microgenética e os sujeitos foram licenciandos/as em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Os dados empíricos emergiram da análise das discussões pós-filme e dos Diários de Formação dos licenciandos/as. As discussões dos resultados estão ancoradas na abordagem Histórico-Cultural proposta por Vigotski. Este estudo utiliza a metáfora dos ventos para evidenciar o papel didático do filme em sala de aula, dos significados e pontos de reflexões no debate das temáticas ES e negacionismo da Ciência e da Alfabetização Científica. Concluímos que, ao utilizar filmes no ensino, a ação intencional do professor intermediador é essencial, uma vez que ele assume papel central na condução de discussões e no desenvolvimento de posicionamentos críticos dos/as licenciandos/as para o contexto social em que estão inseridos, além de contribuir com a construção do conhecimento científico dos sujeitos.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/15638Educação na perspectiva dos direitos humanos: Desenvolvimento psicossocial e envolvimento dos alunos na escola2024-09-13T08:10:29-03:00Nuno Archer de Carvalhonarcher@edu.ulisboa.ptFeliciano Henriques Veigafhveiga@ie.ulisboa.pt<p>O direito à educação implica a qualidade da educação associada ao pleno desenvolvimento da personalidade e aos processos educativos. Destaca-se neste contexto a necessidade premente de um quadro teórico para abordar estas questões ao nível do aluno, especialmente durante a adolescência, período da vida chave para a promoção da saúde, o desenvolvimento ótimo e a participação ao longo da vida. O objetivo do estudo é apresentar uma perspetiva teórica para abordar o desenvolvimento integral da personalidade e os processos educativos ao nível do aluno. Na sequência de algumas considerações iniciais, são sugeridas duas abordagens teóricas e empíricas, com grande relevância na investigação em educação: o desenvolvimento psicossocial de Erikson para estudar o pleno desenvolvimento da personalidade; envolvimento dos alunos na escola para estudar os processos educativos. Para cada abordagem, são apresentadas perspectivas e desafios. A discussão centra-se na adequação da proposta para questionar a qualidade da educação nos contextos escolares. O estudo sugere um modelo prático e construtivo para concretizar o direito à educação de qualidade e defende a sua relevância para a investigação e a intervenção. Apesar do potencial das perspectivas, este trabalho é apenas um ponto de partida para o debate. É imperativo, reconhecendo o papel da educação no desenvolvimento ótimo dos adolescentes, investir no aprofundamento empírico. No entanto, o potencial das perspectivas apresentadas reforça a nossa esperança no para o futuro da educação.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educaçãohttps://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/15721Esporte paralímpico escolar: Uma cultura esportiva em construção2024-10-30T10:12:36-03:00Giandra Anceski Batagliongiandraanceski@gmail.comJanice Zarpellon Mazojanice.mazo@ufrgs.brVitória Crivellaro Sanchotenevitoria.sanchotene@hotmail.com<p>Esta pesquisa buscou compreender de que forma as Paralimpíadas Escolares repercutiram na constituição histórica do esporte paralímpico escolar no Rio Grande do Sul (RS), no período de 2010 a 2019, a partir dos depoimentos orais de professores(as) de Educação Física e treinadores(as) esportivos(as). A coleta de informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 11 participantes e o material foi submetido à técnica de Análise Temática de Conteúdo. Os resultados evidenciaram os desafios e as práticas exercidas por duas professoras de Educação Física para viabilizar a participação da primeira delegação do estado às Paralimpíadas Escolares, em 2010. Neste mesmo caminho, outros(as) agentes e instituições começaram a partilhar interesses e a desenvolver práticas voltadas ao esporte paralímpico escolar no estado, conformando-se o “Núcleo Estadual do Paradesporto”. Ações como eventos, competições, projetos e capacitações voltadas ao esporte para estudantes com deficiência passaram a ser realizadas em diferentes municípios do estado. Os relatos dos(as) entrevistados(as) apontam para representações que evidenciam orgulho pelas práticas consolidadas em torno no esporte paralímpico escolar a partir das inter-relações do referido núcleo. Por outro lado, foram encontrados indícios de descontentamento com relação a carência de políticas de Estado que assegurem o esporte para estudantes com deficiência em longo prazo.</p>2025-01-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Revista Contexto & Educação