ANALYSIS OF THE CONTENTS OF PHYSICS IN THE DIDACTIC BOOKS OF NONI SCIENCES AND FUNDAMENTAL TEACH7ING APPROVED BY PNLD 2017

Authors

  • Savana dos Anjos Freitas Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Agostinho Serrano de Andrade Neto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.174-188

Keywords:

Livros didáticos; Ensino fundamental; Ensino de Física.

Abstract

O presente trabalho visa analisar e categorizar os treze livros didáticos de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental que foram aprovados pelo PNLD 2017. Esta análise busca compreender de que maneira os estudantes são apresentados à disciplina de Física no último ano do Ensino Fundamental e como os conteúdos são distribuídos no livro. Os livros analisados foram avaliados por meio de quatro categorias, estas advindas da literatura e da legislação vigente no país. Após a análise e categorização dos livros, foi possível tornar evidente aspectos positivos, tais como o fato de que a Física é distribuída igualitariamente à Química e ainda, como aspectos negativos, que alguns conteúdos de Física não são abordados ou nem sequer são mencionados, assim como, há conteúdos que são exageradamente discutidos, em especial a Cinemática. Como é no Ensino Fundamental que a Física é apresentada, e a relação do aluno com a Física possa ser forjada, acreditamos que um especial cuidado deve haver na escolha do livro didático, que poderiam diminuir a discussão sobre a Física Mecânica nos anos finais do Ensino Fundamental e abordar todos os conteúdos da Física, como a Física Moderna e Contemporânea.

Author Biographies

Savana dos Anjos Freitas, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Física pela Universidade Luterana do Brasil (2016) e pós-graduação em Supervisão escolar . Atuou como bolsista do Projeto PIBID/CAPES - Programa Institucional de Iniciação à Docência entre os anos de 2014-2016. Atualmente é mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil realizando pesquisas na área do ensino de Física no Ensino Fundamental.

Agostinho Serrano de Andrade Neto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM)- Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

He holds a bachelor's degree in Physics from the Federal University of Pernambuco (1993) and a PhD in Physics from the University of São Paulo (1999). He is currently an adjunct professor at the Lutheran University of Brazil. He has experience in Education, especially in Science and Mathematics Education, with emphasis on Information Technology (IT), working mainly on the following topics: Conceptual Evolution Research with the use of Simulation and Computational Modeling, New Theoretical Reference in IT and acquisition of scientific representations through IT in the classroom

Published

2019-03-28

How to Cite

Freitas, S. dos A., & de Andrade Neto, A. S. (2019). ANALYSIS OF THE CONTENTS OF PHYSICS IN THE DIDACTIC BOOKS OF NONI SCIENCES AND FUNDAMENTAL TEACH7ING APPROVED BY PNLD 2017. Context and Education Journal, 34(107), 174–188. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.174-188