EDITORIAL CONTEXTO EDUCAÇÃO 87: Qualidade da Educação Brasileira

Autores/as

  • Maria Cristina Pansera de Araujo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.1-3

Resumen

A  Revista  Contexto  &  Educação,  no  seu  número  87  –  jan-jun/2012,  mantém  a
preocupação  com  a  pesquisa  na  área,  apresentando  ao  público  um  conjunto  de  artigos
relacionados a qualidade da Educação Brasileira em diversos aspectos desde as políticas
públicas, diversidade cultural e educação básica para crianças, jovens e adultos.
As contribuições apresentadas pelos diversos autores permitem novas reflexões sobre os
avanços  na  pesquisa  educacional,  que  podem  ser  percebidos  pela  leitura  dos  textos.
Simone  de  Fátima  Flach,  no  artigo  intitulado  Contribuições  para  o  Debate  sobre  a
Qualidade  Social  da  Educação  na  Realidade  Brasileira,  chama  a  atenção  para  a
relevância da concepção de qualidade na educação, utilizada na elaboração e instituição
de  políticas  públicas  para  o  setor.  Aponta  os  principais  documentos  que  abordam  a
questão,  além  de  propor  indicadores  que  poderão  servir  de  suporte  teórico  para  a
identificação  de  políticas  educativas  que  utilizam  essa  concepção  no  processo  de  sua
instauração.  
Daiani  Damm  Tonetto  Riedner  e  Jacira  Helena  do  Valle  Pereira,  no  artigo  A
Heterogeneidade  das  Elites  Brasileiras  e  as  Estratégias  Distintas  na  Obtenção  do
Sucesso  Escolar,  fazem  uma  revisão  bibliográfica  para  compreender  os  diferentes
grupos da elite e as estratégias acionadas pelas famílias, para garantir o sucesso escolar
dos  seus  filhos.  Elas  evidenciam  as  relações  necessárias  para  compreender  que  há
diferentes  grupos  de  elite,  com  peculiaridades  específicas,  que  se  caracterizam  pela
consciência de si e pelo reconhecimento dos outros, na posse do capital cultural, social e
escolar.  
No  artigo  Nas  Dobras  e  Endobras  da  Diversidade,  um  Sonho  de  Inclusão,  Roque
Strieder  reflete  sobre  o  reconhecimento  da  diversidade,  para  realizar  o  sonho  da
inclusão, a partir de concepções como indeterminação, complementaridade, biociências
e biopoder consideradas auxiliares, na criação de uma proposta educacional que amplie
o reconhecimento da diversidade.  
Por  outro  lado,  os  estudos  apontados  anteriormente  constituem  pano  de  fundo,  que
propicia  novos  entendimentos  sobre  educação  infantil  e  de  jovens  e  adultos,  como
proposto por Mariana Rauter e Leila Maria Ferreira Salles, no artigo Concepções sobre
as  Fases  da  Vida  na  Comunidade  Escolar  pelas  Vozes  da  Infância  e  Adolescência
Contemporânea. O objetivo das autoras foi investigar os sentidos e concepções sobre a
infância  e  a  adolescência  que  vigoram  na  sociedade  atual,  procurando  discutir  como  a
tutela, a autonomia e a independência que crianças e adolescentes desfrutam estão sendo
configuradas.
Já  Yuri  Vasconcelos  da  Silva  e  Angelo  Brás  Fernandes  Callou,  no  artigo  Juventude
Rural  e  Políticas  de  Extensão  Rural  do  Instituto  Agronômico  de  Pernambuco,
analisaram as políticas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para a juventude
rural  do  município  de  Petrolina,  no  âmbito  das  atividades  não  agrícolas  e  do
desenvolvimento local.  
No  artigo  Entre  Narrativas  e  Significações:  a  Educação  de  Jovens  e  Adultos  sob  o
Olhar  do  Imaginário  Social,  Monique  da  Silva;  Valeska  Fortes  de  Oliveira  e  Janine
Bochi  do  Amaral  refletem  sobre  a  superação  do  analfabetismo  de  jovens  e  adultos,  a
partir  da  investigação  sobre  as  significações  imaginárias  dos  alunos  frequentadores  da
EJA, acerca da escola e conseqüente problematização das mesmas.  
Os dois últimos artigos, por sua vez, tratam da educação em ciências, respectivamente,
numa  interlocução  entre  culturas  diferentes  e  elaboração  de  organizações  curriculares
inovadoras em diálogo com as políticas públicas.
Priscila Aizawa propõe, no artigo Educação em Ciências: uma Pesquisa para além das
Fronteiras da Ciência, pensar e problematizar a Educação em Ciências sob o olhar dos
estudos culturais. A pesquisa versou sobre  a interlocução  entre o Oriente: o Japão, e o
Ocidente: o Brasil, na escola Oshima de São Paulo.
Por  fim,  Eva  Teresinha  de  Oliveira  Boff;  Catiusa  Kuchak  Rosin  e  José  Cláudio  Del
Pino,  no  artigo  Situação  De  Estudo:  Aproximações  Com  As  Orientações  Curriculares
Nacionais e o Livro Didático identificaram as aproximações da proposta de organização
do  currículo  escolar,  denominada  Situação  de  Estudo  (SE),  com  os  Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN) e os conceitos propostos nos livros didáticos de biologia
e química do ensino médio.
A diversidade de temas abordados constitui um conjunto de possibilidades de pesquisas
educacionais  e,  portanto,  a  Contexto  &  Educação  cumpre  seu  papel  essencial  ao
divulgar este material. Boa Leitura  

Maria Cristina Pansera de Araújo
Editora da Revista Contexto & Educação

Biografía del autor/a

Maria Cristina Pansera de Araujo

Mestre e Doutora em Genética e Biologia Molecular, especialista em Ensino de Ciências e Biologia, e, em Educação Ambiental

Pesquisadora em Genética do Desenvolvimento e Ensino de Ciências, Biologia e Educação Ambiental

Publicado

2013-03-03

Cómo citar

Pansera de Araujo, M. C. (2013). EDITORIAL CONTEXTO EDUCAÇÃO 87: Qualidade da Educação Brasileira. Revista Contexto &Amp; Educación, 27(87), 1–3. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.87.1-3