Pollyana, tome a pílula vermelha! Mas, e depois?: revisitando o preconceito de gênero nas avaliações dos livros didáticos de ciências .

Autores/as

  • Christiane Gioppo UFPR

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.103-125

Resumen

Neste artigo reuno duas diferentes histórias de ficção a de Pollyana (POTER, 2005) e a do filme Matriz, dos irmãos Wachowski (1999) para apresentar reflexões sobre o critério “preconceito” especialmente o da questão de gênero, na avaliação de livros didáticos de Ciências.  O enfoque é ao mesmo tempo internalista devido a minha participação na primeira equipe do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mas também condutor da desconstrução de Pollyana.  Em seguida analiso o deslocamento desse critério do foco central da avaliação para um foco mais periférico e secundarizado ao longo das diversas versões do Programa.  Depois discuto as conseqüências dessa secundarização retomando os resultados de um estudo de gênero realizado com livros didáticos de Ciências das séries iniciais.  Finalizo problematizando futuras análises de livros a partir da reconfiguração desse critério.

Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Gioppo, C. (2013). Pollyana, tome a pílula vermelha! Mas, e depois?: revisitando o preconceito de gênero nas avaliações dos livros didáticos de ciências . Revista Contexto &Amp; Educación, 27(88), 103–125. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2012.88.103-125