O POTENCIAL DAS NARRATIVAS PARA FAVORECER A EVOLUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIANTE DE UM DESAFIO MATEMÁTICO PROPOSTO A LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS

Autores/as

  • Wagner Marcelo Pommer UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.275-302

Resumen

Na interface entre a Língua Materna e a Matemática, este texto objetivou verificar se e em que medida a utilização de enunciados formulados em contextos de narrativas favorecem a evolução de estratégias na resolução de problemas matemáticos. A metodologia utilizada foi a da Engenharia Didática, descrita em Artigue (1996) e Machado (2002), para desenvolver e aplicar um desafio na forma de uma narrativa, a alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências, em uma universidade pública em São Paulo. Os resultados revelaram que a narrativa, presente no enunciado da situação-problema, propiciou contexto e motivação para que os alunos manifestassem, a partir da utilização inicial da tentativa e erro, estratégias mais elaboradas para a busca e justificativa das soluções encontradas.

Biografía del autor/a

Wagner Marcelo Pommer, UNIFESP

Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica/ SP (2008) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP 

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

Pommer, W. M. (2017). O POTENCIAL DAS NARRATIVAS PARA FAVORECER A EVOLUÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIANTE DE UM DESAFIO MATEMÁTICO PROPOSTO A LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS. Revista Contexto &Amp; Educación, 32(103), 275–302. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.275-302