CONCEPÇÕES REFERENTES À CIÊNCIA E AOS CIENTISTAS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS E ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Andrea Inês Goldschmidt Universidade Federal de Goiás
  • José Luiz Goldschmidt Júnior
  • Élgion Lúcio Loreto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.132-164

Resumo

Este artigo relata a investigação das concepções sobre a Ciência e sobre cientistas. O grupo pesquisado foi composto de uma amostra de 73 alunos de anos iniciais e 120 alunos em formação docente, sendo 31 alunos oriundos do curso de Pedagogia e 89 alunos oriundos do curso Normal, do município de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. A investigação buscou analisar desenhos que representassem a Ciência e o cientista. Verificou-se que para a maioria dos participantes, a realidade da Ciência e a concepção de cientista consistem num conjunto de ideias estereotipadas e distorcidas veiculadas pelos meios de comunicação social. Com base nestes resultados são apresentadas algumas implicações educativas para discussão nos anos iniciais.

Biografia do Autor

Andrea Inês Goldschmidt, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação em Ciências. Departamento de Biologia Geral, Instituto de Ciências Biológicas

José Luiz Goldschmidt Júnior

Engenheiro Florestal, Mestre em Engenharia Agrícola

Élgion Lúcio Loreto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Biologia Molecular, Professor no Departamento de Biologia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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Publicado

2015-03-12

Como Citar

Goldschmidt, A. I., Goldschmidt Júnior, J. L., & Loreto, Élgion L. (2015). CONCEPÇÕES REFERENTES À CIÊNCIA E AOS CIENTISTAS ENTRE ALUNOS DE ANOS INICIAIS E ALUNOS EM FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Contexto & Educação, 29(92), 132–164. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.132-164