Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Contexto & Saúde é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Atenção Integral à Saúde que tem por objetivo a divulgação da produção técnico-científica de temas relacionados à área de Ciências da Saúde.

O escopo da revista abrange a divulgação de resultados de pesquisa que contemplem avanços no processo saúde-doença-cuidado e no conhecimento e aplicabilidade de novos processos químicos e biológicos em saúde. Neste periódico, entende-se que a publicação de estudos com os aspectos epidemiológicos, assistenciais e educacionais em saúde, experimentais e aplicados é uma forma de subsidiar e qualificar a atenção à saúde de forma interdisciplinar.

A partir de 2022, a Revista passa a ser publicada em fluxo contínuo sendo o artigo publicado logo após ter sido avaliado, aprovado e editado (layout), não sendo necessário esperar que o periódico lance uma edição para só então o artigo ser publicado.

São aceitos trabalhos nas seguintes categorias: artigos originais e de revisão

INDEXAÇÃO: LATINDEXDiadorimOpen Academic Journal Index (OAJI)Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico (REDIB)Scilit, Eurasian Scientific Journal Index, ResearchBibPortal de Periódico da Capes

 

IMPACTO: GOOGLE ACADÊMICO Indice H:9

QUALIS (Quadriênio 2013-2016):

Ensino B2; Interdisciplinar B4; Enfermagem B4; Planejamento Urbano e Regional/Demografia B4; Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4; Saúde Coletiva B5; Educação Física B5; Ciências Ambientais B5.

Políticas de Seção

Exercício Físico & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área do Exercício Físico, Atividade Física e do Esporte. Compõe esta seção, os estudos descritivos sobre os padrões de atividade física em diferentes grupos populacionais e estudos com resultados de intervenção em saúde com treinamento físico. Abrange as abordagens quantitativas e qualitativas de investigação. Publica artigos que contribuam para o avanço do conhecimento pela pesquisa básica, experimental e aplicada

Editores

  • Thiago Heck
  • Anderson Ulbrich
  • Luiz Fernando Deresz

Nutrição & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área da Alimentação, Nutrição, Epidemiologia Nutricional, Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Coletiva, Alimentação Institucional. Compõe esta seção, estudos descritivos e analíticos sobre os padrões de alimentação em diferentes grupos populacionais e estudos com resultados de intervenção alimentar. Abrange as abordagens quantitativas e qualitativas de investigação. Publica artigos que contribuam para o avanço do conhecimento pela pesquisa básica, experimental e aplicada

Editores

  • Nadia Oliveira
  • Giuseppe Stefani Potrick

Enfermagem & suas contribuições para prática

Publica artigos com mérito científico na grande área da Enfermagem. Compõe esta seção, estudos científicos que objetivam apresentar resultados de pesquisas, que expõe os avanços nas práticas de enfermagem para que contribuam para o crescimento, desenvolvimento da saúde, da enfermagem e de áreas afins, elaborados com rigor ético e metodológico.

Editores

  • Neila de Souza
  • Adriane Cristina Kolankiewicz
  • Katiusca Larsen de Abreu Aguiar

Fisioterapia & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área da Fisioterapia. Compõe esta seção os estudos que contribuam para o avanço do conhecimento pela pesquisa básica, experimental e aplicada na Fisioterapia, abrangendo abordagens quantitativas e qualitativas de investigação.

Editor

  • Eliane Winkelmann

Educação & Saúde

Publica artigos com mérito científico na área de Educação em Saúde. Compõe esta seção, estudos sobre a formação do profissional da saúde enquanto educador, cuidador e promotor da saúde humana. Publica artigos que contribuam para qualificar as práticas educativas específicas desse campo do conhecimento.

Editores

  • João Luis Almeida da Silva
  • Adriane Cristina Kolankiewicz
  • Samuel Spiegelberg Zuge

Ciências Farmacêuticas & Saúde

Publica artigos com mérito científico relacionados com a área de conhecimento das Ciências farmacêuticas. Compõe esta seção, manuscritos que contemplem estudos nas áreas do medicamento desde a sua pesquisa e desenvolvimento até a avaliação dos seus efeitos, bem como temas nas áreas das análises clínicas e toxicológicas e de alimentos. Abrange as abordagens qualitativas e quantitativas de investigação.

Editores

  • Christiane de Fátima Colet

Ciências Básicas & Saúde

Publica estudos com mérito científico nas áreas das Ciências Básicas da Saúde. Compõe esta seção, os estudos realizados nas áreas do conhecimento da Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Microbiologia, Genética, Biotecnologia, Parasitologia, Biologia Molecular e Histologia. Publica estudos experimentais in vitro, em animais e humanos que contribuam para o avanço no conhecimento dos processos químicos e biológicos em saúde com busca na aplicação desse conhecimento na promoção da saúde, no tratamento, diagnóstico e prevenção de doenças.

Editores

  • Thiago Heck
  • Jonatas Klafke
  • Mirna Ludwig
  • Matias Nunes Frizzo

Contexto & Saúde - Geral

Nesta seção são publicados artigos que não estão relacionados com as demais seções desta revista mas que contemplam avanços no processo saúde-doença-cuidado e no conhecimento e aplicabilidade de novos processos químicos e biológicos em saúde.

Editores

  • Thiago Heck
  • Adriane Cristina Kolankiewicz

Epidemiologia: Saúde e Sociedade

Nessa seção são acolhidos e publicados pesquisas que abordam: diagnóstico de saúde comunitária, monitoramento das condições de saúde, identificação dos determinantes de doenças e agravos, validação de métodos diagnósticos, estudo da história natural das doenças e avaliação epidemiológica de serviços de saúde.

Editor

  • Evelise Moraes Berlezi

 

Declaração de Direito Autoral e Acesso aberto

Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:

a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.

b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

d. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.