PACIENTES COM DOENÇA ONCOLÓGICA AVANÇADA E O CUIDADO DE SI A PARTIR DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Palavras-chave: Relações Interpessoais, Cuidados Paliativos, Câncer

Resumo

Objetivo: identificar como o cuidado de si de pacientes com doença oncológica avançada é feito a partir das relações interpessoais com familiares, amigos e profissionais da saúde. Método: Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como referencial do estudo as teorias pós-criticas, especificamente a vertente pós-estruturalista do campo dos Estudos foucaultianos. Participaram do estudo sete pacientes vinculados a um Serviço de Atenção Domiciliar. A produção de informações foi de março a junho de 2018, e ocorreu com o uso de atividades terapêuticas e observação participante. As informações foram transcritas e analisadas a partir da aproximação das falas com o código “cuidado de si”. Resultados: a partir do cuidado de si estabelecido com os familiares, observamos que os pacientes são instigados a voltar o olhar para si e se reconhecerem a partir do apoio que recebem. Os amigos oferecem espaços de fala, reconhecimento de si e auxiliam no cuidado dos pacientes. A equipe de saúde direciona o cuidado de si dos pacientes a partir de práticas prescritivas. Conclusões: Foi possível identificar nas falas o quanto o cuidado de si pode ser incitado pelas relações interpessoais, reforçando o quando a prática consiste no duplo retorno, estando presente no cotidiano dos pacientes.

Biografia do Autor

Francielly Zilli, Universidade Federal de Santa Catarina
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina Formação: Terapeuta Ocupacional (ACE-FGG), Mestra em Ciências (UFPel), Doutoranda em Enfermagem (UFSC).
Stefanie Griebeler Oliveira, Universidade Federal de Pelotas
Instituição: Universidade Federal de Pelotas Formação:Enfermeira (UFSM), Mestra em Enfermagem (UFSM), Doutora em Enfermagem (UFRGS). 
Publicado
2020-11-04
Como Citar
ZilliF., & OliveiraS. (2020). PACIENTES COM DOENÇA ONCOLÓGICA AVANÇADA E O CUIDADO DE SI A PARTIR DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Revista Contexto & Saúde, 20(40), 259-266. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.40.259-266
Seção
Contexto & Saúde - Geral