ESTUDO COMPARATIVO DE TESTES DE ESFORÇO PARA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM UM INDIVÍDUO COM LESÃO MEDULAR

Autores

  • Gabriela Zanon Trento
  • Simone Raquel Pazdiora
  • Eliane Roseli Winkelmann Unijuí
  • Elenita Costa Beber Bonamigo Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.43-52

Resumo

A capacidade funcional de indivíduos com traumatismo raquimedular deve ser avaliada de forma precisa e completa para elaborar-se um plano terapêutico adequado. O objetivo deste estudo foi comparar o desempenho cardiorrespiratório de um indivíduo paraplégico em diferentes testes de esforço, bem como avaliar a influência do suporte de peso corporal (SPC) no teste com a esteira ergométrica. O paciente foi avaliado com o uso do cicloergômetro de membros superiores e na esteira ergométrica, sendo nesta com Suporte Parcial de Peso Corporal (SPPC) e Suporte Total de Peso Corporal (STPC). Observou-se que o cicloergômetro ainda foi o melhor instrumento de avaliação, o qual detectou um maior consumo de oxigênio (15,93 ml/kg.min). Comparando-se, porém, os dois testes de esteira, com SPPC e STPC, verificamos que o SPPC proporcionou maior consumo de oxigênio (12,41 e 8,33 ml/
kg.min respectivamente). Os mesmos resultados foram encontrados nas outras variáveis analisadas. Assim, o cicloergômetro mostrou melhores resultados, porém o SPPC é uma boa alternativa para se avaliar a capacidade funcional máxima de pacientes portadores de lesão medular que realizem deambulação com órteses, principalmente em pacientes com potencial para marcha que necessitam de treinamento, quando se faz necessária uma avaliação precisa da sua condição e do treinamento a ser prescrito.

Biografia do Autor

Gabriela Zanon Trento

Fisioterapeuta

Simone Raquel Pazdiora

Fisioterapeuta

Eliane Roseli Winkelmann, Unijuí

Fisioterapeuta, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde – DCSa – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Especialização em Acupuntura, mestre em Ciências Biológicas: Fisiologia pela UFRGS, doutora em Ciências da Saúde: Ciências Cardiovasculares (UFRGS).

Elenita Costa Beber Bonamigo, Unijuí

Fisioterapeuta, docente e pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde – DCSa – da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, mestre em Ciências do Movimento pela Udesc.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Trento, G. Z., Pazdiora, S. R., Winkelmann, E. R., & Bonamigo, E. C. B. (2013). ESTUDO COMPARATIVO DE TESTES DE ESFORÇO PARA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL EM UM INDIVÍDUO COM LESÃO MEDULAR. Revista Contexto &Amp; Saúde, 9(16), 43–52. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.43-52

Edição

Seção

Artigos