ESTIMULAÇÃO EM GRUPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Proposta de Atividades

Autores

  • Alana Bortolan Sacon Unijuí
  • Luciana Meggiolaro Pretto Unijuí
  • Elenita Costa Beber Bonamigo Unijuí
  • Eliane Roseli Winkelmann Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.101-109

Resumo

O desenvolvimento infantil abrange muito além da criança,
compreende os ambientes e as pessoas com quem ela vive e
convive. Assim, neste estudo, foi realizada a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em escolares, com o emprego do protocolo de Marinete Coelho para verificar se o desempenho psicomotorestá de acordo com o esperado para a idade. Subsequente a esta etapa, foi desenvolvida a estimulação em grupos nas 140 crianças matriculadas em duas escolas municipais de Educação Infantil de Ijuí/RS, com idade entre 15 meses e 7 anos. A intervenção fisioterapêutica totalizou 15 atendimentos, uma vez por semana, durante aproximadamente 45 minutos em cada turma (n=7). Esse tipo de estimulação, de forma coletiva, busca a interação das
crianças com as atividades correspondentes as suas dificuldades e/ou atrasos, tanto motores quanto cognitivos ou sensitivos, e com o grupo (relações interpessoais). Este um projeto inovador visa inserir a Fisioterapia no contexto da Educação Infantil, além de auxiliar os professores e pedagogos na inclusão social na sala de aula e, talvez, participar da equipe educacional.

Biografia do Autor

Alana Bortolan Sacon, Unijuí

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Unijuí; bolsista Pibex/Unijuí.

 

Luciana Meggiolaro Pretto, Unijuí

Acadêmica do curso de Fisioterapia da Unijuí; bolsista Pibex/Unijuí.

 

Elenita Costa Beber Bonamigo, Unijuí

Fisioterapeuta, mestre em Ciências do Movimento pela Udesc, docente do DCSa/Unijuí; extensionista do Projeto DNPM/Unijuí.

Eliane Roseli Winkelmann, Unijuí

Fisioterapeuta, docente do DCSa/Unijuí; coordenadora do Projeto DNPm/Unijuí; doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares/UFRGS; mestre em Ciências Biológicas (Fisiologia)/UFRGS; especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória/Uniguaçu; Especialista em Acupuntura/IBEHE.

Downloads

Publicado

2013-06-11

Como Citar

Sacon, A. B., Pretto, L. M., Bonamigo, E. C. B., & Winkelmann, E. R. (2013). ESTIMULAÇÃO EM GRUPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Proposta de Atividades. Revista Contexto &Amp; Saúde, 9(16), 101–109. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2009.16.101-109

Edição

Seção

Artigos