Análise de vídeos de inserção de dispositivo intrauterino e punção lombar hospedados no Youtube
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2024.49.14813Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Filmes e vídeos educativos, Educação médicaResumo
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) constituem meios técnicos que permitem o compartilhamento de informações e os processos comunicativos por meio de recursos como computadores, internet e mídias sociais. Uma das ferramentas disponibilizadas pelas TIC são os vídeos contidos em plataformas virtuais, como o YouTube®, que vem sendo cada vez mais adotados no ensino em saúde devido à substituição do método cartesiano pelas Metodologias Ativas. O trabalho objetivou analisar o conteúdo de vídeos de inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) e punção lombar, existentes no sítio de compartilhamento YouTube®, buscando identificar a qualidade do material publicado quanto a demonstração/execução dos procedimentos anteriormente referidos. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, do tipo documental. Para a busca do procedimento de inserção de DIU, foi utilizado o seguinte descritor: “inserção de DIU”. Já para a segunda busca, sobre o procedimento de punção lombar, foi utilizado o descritor “punção lombar”, no campo de busca do YouTube®. Em cada busca, foram expostos os 100 primeiros resultados. Após a busca inicial e o levantamento dos dados, realizou-se a visualização na íntegra de todos os vídeos selecionados para análise. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade, a amostra final foi constituída por 45 vídeos, sendo 30 referentes ao procedimento de inserção de DIU e 15 ao procedimento de punção lombar. Em relação ao responsável pela produção dos vídeos, em ambos os procedimentos, tem-se que a maioria foi de responsabilidade de pessoa física, produzidos no Brasil, em ambiente ambulatorial, com o uso de recursos do tipo simuladores. A partir do referencial teórico adotado neste estudo, foi possível identificar que 100,0% dos vídeos analisados, para ambos os procedimentos, não apresentavam a sequência correta de execução. Recomenda-se que estudantes da graduação em medicina tenham uma maior atenção e prudência durante a busca e seleção de materiais audiovisuais em plataformas digitais.
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