ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA: Acesso aos Serviços de Saúde e Constante Busca Pela Ressocialização

Autores

  • Juliana Silveira Bordignon UFSM
  • Cássia Cilene Saldanha da Silveira UNIFRA
  • Elaine Miguel Delvivo UFSM
  • Caroline Pacheco Araújo UFSM
  • Liliane Dalla Lasta UFSM
  • Teresinha Heck Weiller UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.629-634

Resumo

A população em situação de rua é um grupo populacional heterogêneo que possui características comuns, como a pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e inexistência de moradia convencional. Essas pessoas são invisíveis à sociedade e não raramente estão relacionadas pelo senso comum ao alcoolismo, à vadiagem e à criminalidade. O estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica de autores que se debruçam sobre a temática de “pessoas adultas em situação de rua”. O segmento populacional dos adultos moradores de sua é peculiar. O cuidado com esta população deve ser pensado a partir do modo como vivem nas ruas, como criam estratégias de sobrevivência. É de suma importância a criação de ações sociais e assistenciais que funcionem de forma intersetorial e interdisciplinar, que contribuam com a garantia de acesso aos serviços públicos de saúde, que possibilitem a inclusão social e a promoção da cidadania a estas pessoas.

Biografia do Autor

Juliana Silveira Bordignon, UFSM

Apresentador. Estudante. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

 

Cássia Cilene Saldanha da Silveira, UNIFRA

Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Elaine Miguel Delvivo, UFSM

Enfermeira Residente. Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Caroline Pacheco Araújo, UFSM

Estudante. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Liliane Dalla Lasta, UFSM

Profissional. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Teresinha Heck Weiller, UFSM

Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Ciências da Saúde. Professora Doutora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (GEPESC).

Downloads

Publicado

2013-07-03

Como Citar

Bordignon, J. S., da Silveira, C. C. S., Delvivo, E. M., Araújo, C. P., Dalla Lasta, L., & Weiller, T. H. (2013). ADULTOS EM SITUAÇÃO DE RUA: Acesso aos Serviços de Saúde e Constante Busca Pela Ressocialização. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 629–634. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.629-634

Edição

Seção

Resumo expandido