ATIVIDADES COM GESTANTES E FAMILIARES: O Vínculo Como Estratégia de Trabalho no Campo Grupal

Autores

  • Viviane Spanenberg Boff Unijuí
  • Gisele Trevisan Unijuí
  • Lilian Lucatelli Uik Unijuí
  • Daniela Zeni Dreher Unijuí
  • Joseila Sonego Unijuí
  • Karina Ribeiro Rios Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.701-704

Resumo

Introdução: durante a gestação, a família passa por ajustes biopsicossociais. Nesse período as adaptações inerentes ao processo podem trazer tanto alegrias como angústias e dúvidas. O trabalho voltado às gestantes em grupos possibilita vivenciar esse momento proporcionando às famílias espaço de discussão e expressão acerca da maternidade/paternidade, auxiliando na elaboração de uma nova situação de vida. Com esse objetivo, há dezenove anos, é desenvolvida a atividade de extensão: Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares, que atualmente se configura de forma interdisciplinar. Objetivos: realizar revisão de literatura contemplando temas que sustentem a proposta de trabalho no campo grupal, abrangendo a teoria do vínculo e o significado da tarefa em um Grupo Operativo. Metodologia: revisão de literatura, com busca em livros e artigos científicos na Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados: o trabalho possibilitou aprofundamento teórico para a realização do trabalho no campo Grupal com Gestantes e seus Familiares.

Biografia do Autor

Viviane Spanenberg Boff, Unijuí

Estudante do Curso de Nutrição do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – (UNIJUÍ); Bolsista PIBEX do Projeto de Extensão Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares.

Gisele Trevisan, Unijuí

Estudante do curso de Fisioterapia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Bolsista Voluntária do Projeto de Extensão Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares. E-mail:
; lilianuik@gmail.com

Lilian Lucatelli Uik, Unijuí

Estudante do curso de Fisioterapia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Bolsista Voluntária do Projeto de Extensão Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares.

Daniela Zeni Dreher, Unijuí

Fisioterapeuta. Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Coordenadora do Grupo de Extensão Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares.

Joseila Sonego, Unijuí

Enfermeira. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Extensionista do Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares.

Karina Ribeiro Rios, Unijuí

Nutricionista. Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Regional do Noroeste de Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Extensionista do Grupo de Extensão Grupo Operativo de Suporte a Gestantes e Familiares.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Boff, V. S., Trevisan, G., Uik, L. L., Dreher, D. Z., Sonego, J., & Rios, K. R. (2013). ATIVIDADES COM GESTANTES E FAMILIARES: O Vínculo Como Estratégia de Trabalho no Campo Grupal. Revista Contexto & Saúde, 11(20), 701–704. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.701-704

Edição

Seção

Resumo expandido