GRUPOS DE CONVIVÊNCIA: Uma Estratégia de Inserção do Idoso na Sociedade

Autores

  • Juliane Elis Both UFSM
  • Marinês Tambara Leite UFSM
  • Leila Mariza Hildebrandt UFSM
  • Andressa Carolina Luft Pilati UFSM
  • Bruna Stamm UFSM
  • Leonardo Bigolin Jantsch UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.995-998

Resumo

O aumento da população idosa se constitui em uma conquista para a sociedade e dentre as alternativas para promoção e participação dos gerontes na comunidade estão os grupos de terceira idade. O objetivo deste estudo é analisar a percepção que idosos do Município de Cândido Godói-RS possuem acerca de sua inserção em grupos da terceira idade. Pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, da qual participaram 11 idosos que frequentam um grupo de idosos localizado na área rural do município e 9 gerontes participantes de um grupo situado na área urbana. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevista gravada e seu conteúdo analisado seguindo os preceitos da análise de conteúdo. As informações possibilitaram a construção de uma categoria de análise nominada ‘poder participar de um grupo é ter vida’. Os idosos apontam que o grupo lhes proporciona espaço de escuta, socialização, valorização, manutenção e formação de novas amizades.

Biografia do Autor

Juliane Elis Both, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Bolsista PET.

Marinês Tambara Leite, UFSM

Enfermeira, Dra. em Gerontologia Biomédica, Professora Adjunto II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil, Coordenadora do Projeto. Tutora do Programa PET EnfermagemUFSM/CESNORS.

Leila Mariza Hildebrandt, UFSM

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do RS – UFSM/CESNORS. BRASIL, Coordenadora do Projeto. Professora colaboradora do PET.

Andressa Carolina Luft Pilati, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Bolsista PET

Bruna Stamm, UFSM

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Não-Bolsista PET.

Leonardo Bigolin Jantsch, UFSM

Acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Superior Norte RS – UFSM/CESNORS. RS/Brasil. Bolsista PET.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Como Citar

Both, J. E., Leite, M. T., Hildebrandt, L. M., Pilati, A. C. L., Stamm, B., & Jantsch, L. B. (2013). GRUPOS DE CONVIVÊNCIA: Uma Estratégia de Inserção do Idoso na Sociedade. Revista Contexto &Amp; Saúde, 11(20), 995–998. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2011.20.995-998

Edição

Seção

Resumo expandido