APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM

Autores

  • Elitiele Ortiz dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Kenes Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daiane de Aquino Demarco Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Simone Coelho Amestoy Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.55-66

Palavras-chave:

Educação. Educação em enfermagem. Aprendizagem baseada em problemas. Educação superior. Currículo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de pós-graduandas sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas no processo de ensino/aprendizagem de graduandos de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o caso de papel fundamentado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, com uma turma do 4º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, no mês de julho de 2013. O caso de papel é realizado em pequeno grupo com 12-15 estudantes e um professor/facilitador em dois encontros, no primeiro momento denominado de “abertura do caso” a situação problema é disparada e definida as questões de aprendizagem, as quais subsidiarão a busca de referencias para a construção de uma síntese do encontro seguinte, chamado de fechamento. Foram acompanhados quatro encontros, dentre aberturas e fechamentos. Observou-se uma construção conjunta do conhecimento, o aluno é considerado o protagonista e o professor atua como mediador deste processo de ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

Elitiele Ortiz dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Cristiane Kenes Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Daiane de Aquino Demarco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Simone Coelho Amestoy, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Enfermeira.  Professora Adjunta do Departamento e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da UFPEL

Downloads

Publicado

2017-06-02

Como Citar

Santos, E. O. dos, Nunes, C. K., Demarco, D. de A., & Amestoy, S. C. (2017). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM. Revista Contexto &Amp; Saúde, 17(32), 55–66. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.55-66

Edição

Seção

Educação & Saúde