APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.55-66Palavras-chave:
Educação. Educação em enfermagem. Aprendizagem baseada em problemas. Educação superior. Currículo.Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de pós-graduandas sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas no processo de ensino/aprendizagem de graduandos de Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência sobre o caso de papel fundamentado na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, com uma turma do 4º semestre da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, no mês de julho de 2013. O caso de papel é realizado em pequeno grupo com 12-15 estudantes e um professor/facilitador em dois encontros, no primeiro momento denominado de “abertura do caso” a situação problema é disparada e definida as questões de aprendizagem, as quais subsidiarão a busca de referencias para a construção de uma síntese do encontro seguinte, chamado de fechamento. Foram acompanhados quatro encontros, dentre aberturas e fechamentos. Observou-se uma construção conjunta do conhecimento, o aluno é considerado o protagonista e o professor atua como mediador deste processo de ensino/aprendizagem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista Contexto & Saúde concordam com os seguintes termos:
a) A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação na Revista Contexto e Saúde do(s) artigo(s) aceitos para publicação à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da revista e suas bases de dados de indexação e repositórios, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Isto significa que, ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista Contexto e Saúde e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, os autores têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
b). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
c). Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
d). Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).