ÓBITOS POR VIOLÊNCIA RETRATADOS PELA MÍDIA TELEVISIVA NO SUDOESTE DE MATO GROSSO

  • Vagner Ferreira do Nascimento Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Thalise Yuri Hattori Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ana Cláudia Pereira Terças Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Ana Carla Ferreira Picalho Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Palavras-chave: Saúde Pública. Causas Externas. Morte

Resumo

Objetivo: Investigar os óbitos por violência retratados pela mídia televisiva no sudoeste de Mato Grosso. Métodos: Estudo exploratório e com abordagem quanti-qualitativa, utilizando dados de acesso e domínio público a partir de um telejornal, em canal aberto, situado na mesorregião do Sudoeste Mato-Grossense. A coleta de dados foi realizada entre junho e outubro de 2015, por meio de gravação diária dos programas. Resultados: Os óbitos por violência evidenciados nesse estudo, concentrou-se no gênero masculino, em adultos jovens, por ferimento de arma branca seguido de arma de fogo, ocorridos normalmente nos finais de semana e no período noturno. Conclusão:  Esse quadro implica diretamente em impacto negativo na sociedade, principalmente na força produtiva do país, na desestruturação familiar, no aumento de desconfiança nas relações interpessoais ou no fomento de comportamentos hostis diante de conflitos comuns do cotidiano.

Biografia do Autor

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Campus Universtiário de Tangará da Serra. Departamento de Enfermagem. Participa dos grupos de pesquisa CNPq: NESPROM (UnB); LEPS (UnB); Cultura, Política e Sociedade (UNEMAT) e Relações de gênero, Violências e Comunicação (UNEMAT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em Saúde (NPEPS). Conselheiro COREN MT.
Thalise Yuri Hattori, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Campus Universtiário de Tangará da Serra. Departamento de Enfermagem.
Ana Cláudia Pereira Terças, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Docente Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Campus Universtiário de Tangará da Serra. Departamento de Enfermagem.
Ana Carla Ferreira Picalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Acadêmica de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Campus Universtiário de Tangará da Serra.
Publicado
2019-07-11
Como Citar
Ferreira do Nascimento, V., Yuri Hattori, T., Pereira Terças, A. C., & Ferreira Picalho, A. C. (2019). ÓBITOS POR VIOLÊNCIA RETRATADOS PELA MÍDIA TELEVISIVA NO SUDOESTE DE MATO GROSSO. Revista Contexto & Saúde, 19(36), 114-119. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.114-119
Seção
Contexto & Saúde - Geral