SINGULARIDADES NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM

  • Luiz Anildo Anacleto da Silva UFSM
  • Sandra Márcia Soares Schimdt
  • Rafael Marcelo Soder
  • Helena Carolina Noal
  • Éder Luís Arboit
  • Bruna Stamm
  • Luana Parcianello
Palavras-chave: Enfermagem; estudantes de enfermagem; Docentes de enfermagem; Educação em enfermagem; Prática do docente de enfermagem.

Resumo

O objetivo do estudo foi evidenciar as atitudes discentes que contribuem para a formação em enfermagem na perspectiva dos professores, assim como evidenciar as atitudes docentes que contribuem para a formação em enfermagem sob a expectativa dos estudantes. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os resultados evidenciam que os docentes consideraram mais importantes na formação em enfermagem: O comprometimento com a formação; A formação crítica e reflexiva; A construção do conhecimento e comprometimento com a ética e a responsabilidade social. Os estudantes consideraram importante nos professores: O conhecimento dos docentes; A postura docente; A respeitabilidade; A ética nas relações entre docentes e discentes. Diante disso, conclui-se que a relação de proximidade, interatividade e comprometimento entre docentes e discentes é primordial na formação em enfermagem.

Biografia do Autor

Sandra Márcia Soares Schimdt

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Curso de Enfermagem, Departamento de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria – Campus de Palmeira das Missões.

Rafael Marcelo Soder

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Faculdade Integrada de Santa Maria.

Helena Carolina Noal

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Faculdade Integrada de Santa Maria.

Éder Luís Arboit

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade de Cruz Alta.

Bruna Stamm

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa.

Luana Parcianello

Acadêmica de Enfermagem- Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado
2019-12-17
Como Citar
SilvaL. A. A., SchimdtS., SoderR., NoalH., Arboit Éder, StammB., & ParcianelloL. (2019). SINGULARIDADES NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE E A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM. Revista Contexto & Saúde, 19(37), 79-86. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.37.79-86
Seção
Educação & Saúde