Transparência na gestão pública municipal: análise das informações divulgadas nos portais eletrônicos dos maiores municípios gaúchos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.10176Palavras-chave:
Lei de Acesso à Informação; Municípios; Portal de TransparênciaResumo
Com o objetivo de analisar as informações divulgadas nos portais de transparência dos municípios gaúchos com mais de 100 mil habitantes, tomando por base a legislação vigente e um fragmento da literatura, desenvolveu-se o presente estudo a partir de uma abordagem quali-quantitativa e descritiva. Foram identificadas 21 variáveis de análise pautadas em critérios legais, considerando principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação, além de estudos científicos publicados sobre o tema que serviram para a proposição de um quadro de análise da transparência na gestão pública municipal. Ao analisar os portais de transparência dos municípios selecionados na amostra, observa-se que Santa Maria e Novo Hamburgo são aqueles que apresentam os maiores indicadores de transparência, servindo de modelo aos demais. Em relação aos critérios identificados com maiores dificuldades de atendimento à legislação citam-se a acessibilidade às necessidades especiais e a divulgação das Demonstrações Contábeis. De forma geral, pode-se afirmar que a maioria dos municípios analisados apresenta bons indicadores de transparência, cumprindo grande parte da legislação. Os resultados podem contribuir aos entes públicos investigados e as demais entidades na análise da transparência, além de instigar os cidadãos à participação no controle social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Desenvolvimento em Questão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).