Desempenho de Municípios Brasileiros em Relação à Estratégia de Investimento Público em Educação

Autores

  • Elisandra Henn Diel Mestranda em Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 Sala D-202 Bairro Victor Konder – Caixa Postal 1507
  • Fábio José Diel Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó Endereço: Av. Senador Attílio Fontana, 591-E, ACSA, Bairro Efapi – Caixa Postal 1141 CEP: 89809-000 – Chapecó – SC - Brasil
  • Sheila Jeane Schulz Mestranda em Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 Sala D-202 Bairro Victor Konder – Caixa Postal 1507
  • Tânia Cristina Chiarello Mestranda em Ciências Contábeis Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 Sala D-202 Bairro Victor Konder – Caixa Postal 1507
  • Fabricia Silva da Rosa Doutora em Contabilidade Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB) Endereço: Rua Antônio da Veiga, 140 Sala D-202 Bairro Victor Konder – Caixa Postal 1507

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.79-107

Palavras-chave:

Educação, Estratégia de investimento público, Análise Envoltória dos Dados.

Resumo

O objetivo geral do estudo foi analisar o desempenho dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes relacionado à sua estratégia de investimentos públicos em educação e justifica-se pela importância da área da educação para o desenvolvimento social e econômico do país e o acompanhamento necessário que deve ter a alocação de recursos públicos. O método utilizado foi a análise envoltória de dados (DEA). O input foi o valor dos gastos com educação, e os outputs foram as matrículas por habitantes, o número de docentes, o número de escolas e a média de notas escolares. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de caráter documental e abordagem quantitativa dos dados analisados. Pode-se concluir que o grupo com maior eficiência é o grupo 5, onde apresentaram-se três cidades com o Score 1; ou seja, as cidades de Campinas – SP, Belém – PA e Salvador – BA, são consideradas 100% eficientes na alocação de recursos na educação. O grupo 5 obteve a maior parte dos municípios com alocação de recursos eficientes em mais de 50%, no montante de 12 municípios dentre a amostra total, o que corresponde a 85,7% dos municípios. Desses 12 municípios, 10 são capitais de estados brasileiros. Os demais grupos tiveram uma única cidade com 100% de eficiência cada.

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Publicado

2014-03-31

Como Citar

Diel, E. H., Diel, F. J., Schulz, S. J., Chiarello, T. C., & Rosa, F. S. da. (2014). Desempenho de Municípios Brasileiros em Relação à Estratégia de Investimento Público em Educação. Desenvolvimento Em Questão, 12(26), 79–107. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.79-107

Edição

Seção

Artigos