Desempenho de Municípios Brasileiros em Relação à Estratégia de Investimento Público em Educação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.79-107Palavras-chave:
Educação, Estratégia de investimento público, Análise Envoltória dos Dados.Resumo
O objetivo geral do estudo foi analisar o desempenho dos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes relacionado à sua estratégia de investimentos públicos em educação e justifica-se pela importância da área da educação para o desenvolvimento social e econômico do país e o acompanhamento necessário que deve ter a alocação de recursos públicos. O método utilizado foi a análise envoltória de dados (DEA). O input foi o valor dos gastos com educação, e os outputs foram as matrículas por habitantes, o número de docentes, o número de escolas e a média de notas escolares. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de caráter documental e abordagem quantitativa dos dados analisados. Pode-se concluir que o grupo com maior eficiência é o grupo 5, onde apresentaram-se três cidades com o Score 1; ou seja, as cidades de Campinas – SP, Belém – PA e Salvador – BA, são consideradas 100% eficientes na alocação de recursos na educação. O grupo 5 obteve a maior parte dos municípios com alocação de recursos eficientes em mais de 50%, no montante de 12 municípios dentre a amostra total, o que corresponde a 85,7% dos municípios. Desses 12 municípios, 10 são capitais de estados brasileiros. Os demais grupos tiveram uma única cidade com 100% de eficiência cada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).