Gestão Social, Participação e Território: o Caso do Distrito Califórnia no Município Barra do Piraí-RJ
SOCIAL MANAGEMENT, PARTICIPATION AND TERRITORY: THE CASE OF CALIFORNIA DISTRICT IN BARRA DO PIRAÍ-RJ
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10562Palavras-chave:
Participação social. Território. Gestão social.Resumo
O artigo tem como foco analisar a participação social durante o processo de anexação do Distrito Califórnia, em Barra do Piraí, ao município de Volta Redonda, ambos localizados na microrregião do Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Busca-se problematizar a dinâmica participativa sobre a nova conformação territorial acerca dos anseios dos moradores pela anexação. A revisão bibliográfica parte da discussão sobre participação entendida como um processo de conquista relacionado à mobilização e organização social na reivindicação de interesses coletivos específicos e de direitos. O território, desta forma, constituiria um espaço com identidade compreendido não somente como uma realidade geográfica ou física, mas uma realidade humana, social, cultural e histórica. Por sua vez, a gestão social é definida por uma relação dialógica, participativa, entre os atores sociais no território tendo por finalidade discutir sobre as problemáticas comuns e deliberar sobre as ações a serem estabelecidas em prol do bem comum. A metodologia da pesquisa, de natureza qualitativa e do tipo exploratória, adota o método do estudo de caso único tendo a coleta de dados sido realizada por pesquisas bibliográfica, documental e de campo. O tratamento dos dados seguiu a análise de conteúdo com a definição de categorias por grade mista. Os resultados apontam que a anexação legitimaria o anseio da população local em pertencer ao município com maior proximidade geográfica, mas, principalmente, com melhor provisão de serviços públicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Desenvolvimento em Questão, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de 2025): Os autores mantêm os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Desenvolvimento em Questão o direito de primeira publicação.