Segregação e Atividade Industrial no Estado do Rio de Janeiro: Uma ênfase na microrregião do Vale do Paraíba Fluminense
SEGREGATION AND INDUSTRIAL ACTIVITY IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO: AN EMPHASIS ON MICROREGION OF PARAÍBA FLUMINENSE VALLEY
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10703Palavras-chave:
Correlação, Indústrias, Desigualdade, Rio de JaneiroResumo
As desigualdades e a diferença no acesso as oportunidades influenciam o processo de segregação das cidades. No estado do Rio de Janeiro, algumas regiões se destacam economicamente devido a diversos fatores. Este artigo tem como objetivo abordar a relação entre a atividade industrial no estado do Rio de Janeiro e as desigualdades, existentes no território, relacionadas com o processo de segregação, enfatizando a microrregião do Vale do Paraíba Fluminense. Para isso a metodologia emprega distintas escalas de análise. Inicialmente efetua uma análise do PIB predominante de 2002 e 2010; a seguir confecciona índices de segregação espacial empregando os dados do Censo de Demográfico de 2010; e, por fim, realiza a análise de correlação entre os índices de segregação espacial e a proporção de indústrias empregando os dados da RAIS de 2000 e 2010. Como resultado foi possível perceber em quais municípios a indústria gera mais riqueza no estado do Rio de Janeiro, assim como os municípios que são mais segregados. Também se observou que há indícios de correlação entre a quantidade de indústria no território e a segregação das pessoas mais ricas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).