Assédio Moral e Sexual no Trabalho: Análise e Concepção dos Acadêmicos sobre a Violência
MORAL AND SEXUAL HARASSMENT AT WORK: ACADEMIC ANALYSIS AND CONCEPTION OF VIOLENCE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.55.11195Palavras-chave:
Assédio Moral, Assédio Sexual, Ambiente de Trabalho.Resumo
No presente estudo analisou-se aspectos relacionados ao assédio moral e sexual em atividades no ambiente de trabalho o que possibilitou a identificação de possíveis casos. Os dados para a pesquisa foram coletados de acadêmicos do curso de administração noturno do Campus de uma Universidade Federal localizada no Norte do Rio Grande do Sul, que exercem função remunerada. Com a análise dos dados identificou-se um bom conhecimento dos acadêmicos sobre o tema. O número de casos de assédio moral ocorrido foi significativo em comparação ao total da amostra, já o assédio sexual ocorre em menor proporção. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa é o descritivo, com finalidade de registrar e analisar dados, utilizando como fonte primária questionários e como fonte secundária estudos relacionados ao tema. Ao final do trabalho concluiu-se que o assédio ainda é um mal bastante presente no ambiente de trabalho e que a falta de denúncia por parte dos assediados continua sendo um fator que contribui para que o assédio continue acontecendo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).