CT&I e Desenvolvimento Regional: os desafios da região Sul no contexto da economia globalizada do aprendizado
DOI:
https://doi.org/10.21527/2237-6453.2005.6.9-26Resumo
O objetivo deste artigo é contribuir para o debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação no contexto da economia globalizada do aprendizado, tendo em vista os desafios que o tema representa para o desenvolvimento territorial na Região Sul do Brasil. Três preocupações orientam a abordagem da questão: a primeira diz respeito à
nova economia , supostamente caracterizada pelo domínio do conhecimento, aqui chamada de economia do aprendizado ; a segunda refere-se à tecnologia, considerada não apenas como mero artefato, mas em termos do contexto social, econômico e político em que surge e é apropriada; a terceira corresponde ao território, entendido em sentido amplo, isto é, multidimensional e multiescalar. Refletindo sobre os desafios representados pela CT&I para o desenvolvimento territorial da macrorregião, mesmo admitindo que o conhecimento ganhou centralidade na sociedade atual, este artigo se propõe a fazer um contraponto ao otimismo que vem dominando o debate sobre o assunto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).